• Ricardo Bonacorci

Gastronomia: I Festival Gastronômico de Varginha - Culinária na Praça do ET


Nesta sexta-feira, eu viajei para Varginha, no Sul de Minas, para passar o final de semana. Eu morei nessa cidade entre 2013 e 2014 e já estava com saudades dessas terras. Adoro os pequenos municípios e adoro as cidades mineiras. A vida, o ritmo, as pessoas, os hábitos e os valores são completamente diferentes dos das grandes metrópoles. Eu me identifico muito com este estilo mais leve e calmo de se viver, desejando ardentemente voltar a morar em um local menos conturbado e estressante do que São Paulo. Varginha está dentro do meu coração e é sempre muito bom voltar para cá, mesmo que seja por apenas três dias.

E logo ao chegar à cidade, no início da tarde de sexta, descubro uma interessante novidade na Praça do ET (a praça principal do município é conhecida pelo nome do visitante ilustre que fez a fama do lugar). Haveria um festival culinário, intitulado "I Festival Gastronômico de Varginha" no local. Nele, vários estabelecimentos comerciais como lanchonetes, bares, buffets, sorveterias e restaurantes montaram barraquinhas para expor seus produtos a preços populares (até R$ 10,00). Achei a ideia válida e corri para a praça quando a noite caiu.

O Festival estava movimentado. Havia muita gente na praça (pude encontrar muitos amigos - nada como cidade pequena!) e havia também boas e variadas opções de comida (feijão tropeiro, hambúrgueres, tacos mexicanos, pão de queijo, caldos, chocolate quente, tortas doces, sanduíches naturais, paletas mexicanas, salgadinhos, pães especiais, crepes franceses, espetinhos de carne, temaki, sucos, cervejas artesanais e chopp). O chef Ramon Damasceno, com experiência em grandes redes hoteleiras do país, era o principal convidado do evento. Ele tinha um espaço onde apresentava ao público os segredos da culinária sul mineira.

Esbaldei-me de tanto comer e de prosear com os amigos. Nada como uma boa comidinha mineira para alimentar o estômago e afagar a alma!!! Nada como rever os amigos e colocar o papo em dia!!! Além da culinária e da companhia, quando fui embora do evento, fiquei refletindo sobre como é bom usufruir da praça.

Uma das características que mais gosto das cidades pequenas é como elas conseguem usar bem o espaço público, principalmente suas praças. Esse lugar é o local de lazer, passeio e reunião das famílias e da população local. Não há perigo em frequentá-las nem há a presença de mendigos e drogados (como acontece normalmente nas grandes cidades brasileiras, por exemplo). Ficar na praça é um evento interessantíssimo e muito agradável. Descobri isto quando morei em Varginha. No início não entendia aquela necessidade do pessoal em passear naquele local. Com o tempo, fui compreendendo a dinâmica e em menos de três meses morando por lá, sentia falta de não frequentar a praça aos finais de semana. Acredite se quiser: um paulistano genuíno sentido falta por não ir à praça!

Dessa vez, a experiência foi ainda mais rica porque aliou lazer e culinária. Eita, trem bão! Ótima iniciativa da prefeitura de Varginha. Espero que tenha mais eventos como este por lá. E eu espero poder frequentá-los também (apesar dos 350 quilômetros de distância de São Paulo até a Praça do ET).

Que tal este post e o conteúdo do Bonas Histórias? Compartilhe sua opinião conosco. Para conhecer as demais críticas gastronômicas do blog, clique na coluna Gastronomia. E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook.

#Gastronomia #ComidadeRua #MinasGerais #restaurante #lanchonete

A Editora Pomelo é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
BonaBelle Design & Organização é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Epifania Conteúdo Inteligente é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Keli Quitutes

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura e entretenimento desenvolvido por Ricardo Bonacorci desde 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, teatro, exposição e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 39 anos e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

Bonas Histórias | blog de literatura, cultura e entretenimento | bonashistorias.com.br

Blog de literatura, cultura e entretenimento