• Ricardo Bonacorci

Filmes: Atividade Paranormal, Dimensão Fantasma - Frustração


Ontem assisti ao filme "Atividade Paranormal: Dimensão Fantasma" (Paranormal Activity - The Ghost Dimension: 2015). Fui atraído pelo trailer, visto na semana passada, que me deixou bem impressionado. Aí pensei: nada melhor do que passar o Dia de Finados vendo um bom filme de terror em 3D. Entretanto, acabei saindo da sala de cinema ligeiramente decepcionado.

Dirigido por Gregory Plotkin, o mesmo diretor de quatro dos cinco filmes anteriores da série (ele só não comandou a produção do filme original, de 2007), "Dimensão Fantasma" é o sexto filme da franquia "Atividade Paranormal", que já faturou ao todo de mais de US$ 800 milhões. O grande apelo desta vez foi o recurso 3D. Primeiro filme da série filmado neste formato, a promessa era aumentar o medo e o terror dos espectadores. Para um aficionado como eu por filmes de terror era um prato cheio!

Em "Atividade Paranormal: Dimensão Fantasma", Ryan Fleege (interpretado por Chris J. Murray) se muda para uma bela casa com a sua família, formada pela esposa Emily (Brittany Shaw) e pela filha pequena Leila (Ivy George). O irmão de Ryan, Mike (Dan Gill), aproveitando o período natalino, vai passar algumas semanas com a família do seu irmão após um frustrante processo de separação conjugal. Convive também na casa dos Fleege uma babá.

O grupo, alguns dias antes do Natal, começa a presenciar fatos muitos estranhos acontecendo na residência. Tudo se origina após Ryan descobrir uma antiga filmadora e algumas fitas de vídeo no subsolo da casa. A câmera filmadora tem a propriedade de visualizar fantasmas e as imagens das fitas de vídeo, de certa forma, abrem um diálogo com estranhas pessoas do passado, que parecem habitar a casa.

Com o auxílio da esposa, do irmão e da babá da filha, Ryan começa a gravar os fenômenos sobrenaturais que aterrorizam a todos em sua casa. A única que parece não se abalar com tudo é a filha Leila. A menina faz amizade com Toby, o demônio dos filmes anteriores da série. A menina diz para os pais que Toby irá levá-la embora... Os pais desesperados com a revelação da menina passam a lutar contra os demônios para manter a filha junto deles.

"Atividade Paranormal: Dimensão Fantasma" possui uma boa história. Apesar da narrativa das casas mal-assombradas ser um gênero vasto e que foge pouco do convencional dos filmes de terror, esta trama é um tanto original. O fato dos personagens do presente "conversarem" com os mortos através das fitas de vídeo já gravadas e da câmera de filmar ter capacidade de ver mais do que os olhos humanos podem captar já muda completamente o panorama do filme. A história realmente é boa e possui uma narrativa coesa e interessante ao longo das quase uma hora e meia de produção. O suspense vai aumentando constantemente ao longo do longo-metragem.

Então qual é o problema deste filme? O seu principal ponto negativo está nas poucas cenas de terror. Como um filme deste gênero pode provocar tão poucos sustos e medos na plateia?! Apenas no finalzinho, a coisa pega para valer e o clima esquenta um pouco. Entretanto, ele só chega a ficar meio morno. No restante do longa-metragem, ficamos com a impressão de que algo vai acontecer, mas nunca acontece. O suspense vai aumentando, vai aumentando e vai aumentando, para chegar a um desfecho pobre em matéria de terror.

À espera do que foi apontado como o capítulo final da franquia "Atividade Paranormal" é frustrante. Para os fãs da série, há pelo menos um alento: Toby foi finalmente visto. O fantasma que assombrou muitas famílias nos últimos mantinha-se, até então, oculto aos olhares da plateia. Agora ele aparece! É uma aparição parcial e pontual, é verdade, mas ele fica diante dos nossos olhos.

O recurso 3D é interessante e foi bem utilizado. Contudo, como o filme não provocou tanto medo, ele acabou não ajudando muito na hora de aterrorizar os espectadores. Portanto, a culpa não foi da ferramenta em si e sim do pouco assustador enredo da trama. O 3D serviu, neste caso, apenas como um acessório para tornar as imagens do filme mais bonitas e impactantes.

Para quem deseja ver um bom filme de terror, não recomendo "Atividade Paranormal: Dimensão Fantasma". Apesar de bem feito e com uma boa história, ele pecou no mais importante: o poder de assustar o público. Ou seja, trata-se de um grave defeito para um longa-metragem de terror.

Veja o trailer de "Atividade Paranormal: Dimensão Fantasma":

O que você achou deste post e do conteúdo do Blog Bonas Histórias? Não se esqueça de deixar seu comentário. Se você é fã de filmes novos ou antigos e deseja saber mais notícias da sétima arte, clique em Cinema. E aproveite também para curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.

#GregoryPlotkin

A Editora Pomelo é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
BonaBelle Design & Organização é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Epifania Conteúdo Inteligente é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Keli Quitutes

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura e entretenimento desenvolvido por Ricardo Bonacorci desde 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, teatro, exposição e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 39 anos e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

Bonas Histórias | blog de literatura, cultura e entretenimento | bonashistorias.com.br

Blog de literatura, cultura e entretenimento