top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 42 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Talk Show Literário: Apresentação do programa


Talk Show Literário: Apresentação da série

Ler e escrever são vícios como qualquer outro. Uma vez consumido pela necessidade incessante da busca pelo prazer, o indivíduo não para mais de repetir essas atividades compulsivamente. Foi o que aconteceu comigo. Prova maior dessa minha fraqueza aqui confessada é o Talk Show Literário.

Pensei em várias desculpas possíveis para justificar a criação de uma coluna no Blog Bonas Histórias cuja proposta é entrevistar personagens da literatura. Logo de cara, cogitei em apelar para o universo onírico: teria sonhado certa noite que era o apresentador de um programa de televisão no qual os protagonistas dos meus livros favoritos eram meus convidados. Na manhã seguinte, ao acordar, descobriria que nada daquilo de fato aconteceu. Depois, conjecturei levar um tombo em plena aula de literatura. Ao bater com a cabeça em uma pilha de livros, acabaria preso ao mundo da ficção. E, por fim, planejei me apaixonar por certa história até ser tragado magicamente para dentro dela. Uma vez transformado em personagem, criaria um programa de entrevistas no qual chamaria meus novos amigos para bate-papos sobre a vida deles.

Seria muito legal poder contar com algum desses clichês literários. Porém, a realidade é minha grande inimiga. No fim das contas, ela conseguiu destruir todos os pensamentos fantasiosos e românticos que tive para explicar a elaboração do meu talk show. Para você ter uma noção do que estou dizendo, nem ao menos os méritos pela ideia deste programa foram meus. Este livro nasceu de um exercício das aulas de Literatura de Expressão Portuguesa do curso de Licenciatura em Letras. O professor Alex Donizeti do Rosário pediu para criarmos um talk show em que entrevistássemos uma figura literária. Gostei tanto da atividade que criei uma personagem (Darico Nobar) e ela começou a entrevistar de maneira compulsiva seus colegas mais famosos. Desse jeito esquisito nasceu o Talk Show Literário.

Viu só como ler e escrever são vícios?! Graças à proposta inconsequente do professor Alex, meu quadro se agravou nos últimos meses. Mal acabava uma entrevista, já começava a ler outra obra para, uma vez finalizada, poder conversar com seus protagonistas.

Nesta seção do blog que você terá à disposição a partir de agora, serão apresentadas 12 entrevistas ao longo do ano. Neste primeiro momento, escolhi apenas exemplares canônicos dos gêneros narrativos (conto, novela, romance, cordel, história infantil e epopeia) da literatura brasileira. Como estou viciado em ler, escrever e, agora, entrevistar, não duvide que surjam novas temporadas do Talk Show Literário.

Espero que todos se divirtam com esta coluna e que se sintam encorajados a iniciar a leitura dos clássicos que ainda não fizeram. Só assim essas entrevistas se tornarão ainda mais saborosas. Apenas não se esqueça do meu conselho: leia com moderação!

------------------------------

O Talk Show Literário é o programa de televisão fictício que entrevista as mais famosas personagens da literatura. Nesta primeira temporada, os convidados de Darico Nobar, personagem criada por Ricardo Bonacorci, são os protagonistas dos clássicos brasileiros. Para acompanhar as demais entrevistas, clique em Talk Show Literário. Este é um quadro exclusivo do Blog Bonas Histórias.

E não se esqueça de deixar seu comentário aqui, falando o que achou desta iniciativa e da entrevista realizada. Para receber as novidades do blog, curta a página do Bonas Histórias no Facebook.

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page