top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 42 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Teoria Literária: Análise Literária - Apresentação


Teoria Literária: Tipos de análise Literária

É com muito prazer que, hoje, inauguro a coluna Teoria Literária, a grande novidade deste ano do Bonas Histórias. A proposta desta seção é discutir a literatura a partir de uma visão mais acadêmico-científica. Para tal, vou usar como material algumas de minhas pesquisas realizadas nos últimos anos. A Teoria Literária possui uma bagagem metodológica maior do que a da Crítica Literária e é bem distinta a da Historiografia Literária. Trata-se de uma área de estudo muito interessante que merece ser popularizada. Daí o intuito da coluna Teoria Literária.

Nesta primeira temporada, a proposta é discutirmos o conceito de Análise Literária. Afinal, o que é uma análise para a literatura? Como podemos fazê-la? Quais são suas extensões e desdobramentos? Quais são suas etapas formais? Quantos e quais são os tipos de análise que um estudioso da literatura pode fazer? Como se identifica um estilo literário? É possível realizar pesquisas científicas para encontrar o estilo autoral? Quem ama a literatura, na certa, gostará de mergulhar nesses assuntos. Além disso, nada mais natural do que começarmos a falar de Teoria Literária pelo seu ponto de partida: como fazê-la?

Assim, ao longo de 2018, vou publicar aqui no Bonas Histórias essas discussões. Segue, abaixo, o calendário de posts da primeira temporada da Teoria Literária:

Análise Literária por Ricardo Bonacorci

Espero revê-lo(a) ao longo deste ano nos posts da Teoria Literária. Boa leitura a todos e muita literatura no Bonas Histórias em 2018!

Que tal este post? Gostou do Blog Bonas Histórias? Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário aqui. Para saber mais sobre esse tema, clique em Teoria Literária. E não se esqueça de curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page