• Ricardo Bonacorci

Teoria Literária: Palestra sobre Rubem Fonseca no Congresso Internacional do UNIS


Na quinta-feira da semana passada, dia 26 de abril, estive em Minas Gerais para apresentar, no IV Congresso Internacional do Grupo UNIS e na VI Semana de EAD do UNIS, a palestra "A Literatura de Rubem Fonseca". O local do evento foi a Sala Interativa da biblioteca da Cidade Universitária do Centro Universitário do Sul de Minas, na cidade de Varginha. A apresentação foi filmada e transmitida ao vivo para professores e alunos da universidade que não puderam comparecer presencialmente.

Como tinha prometido disponibilizar o link da palestra aqui no Blog Bonas Histórias, segue agora o vídeo dessa apresentação:

O convite para eu ministrar essa palestra partiu da minha ex-professora e ex-orientadora Carina Adriele Duarte de Melo Figueiredo, que também é coordenadora do curso de Letras do UNIS.

A apresentação de quinta-feira reuniu as descobertas que fiz ao longo do meu Projeto de Iniciação Científica, chamado de "Análise Literária dos Romances de Rubem Fonseca - Investigando a Nova Literatura Brasileira". Essa pesquisa acadêmica foi realizada sob a orientação da professora Carina e da professora Terezinha Richartz Santana entre abril de 2017 e março de 2018. A proposta do estudo era investigar os romances fonsequianos e descobrir suas principais características estilísticas.

Os resultados parciais do projeto já tinham sido divulgados em dezembro do ano passado, em Minas Gerais mesmo, durante o XVI Encontro da Iniciação Científica e o III Seminário Internacional Online de Inovação do Grupo UNIS. A palestra que fiz no Congresso Internacional na semana passada englobou, dessa vez, as conclusões finais da Iniciação Científica. Assim, além de mostrar as peculiaridades do estilo literário de Rubem Fonseca, também expliquei o MAER - Modelo de Análise Estilística de Romances. Essa metodologia foi desenvolvida na "Análise Literária dos Romances de Rubem Fonseca - Investigando a Nova Literatura Brasileira" e permite ao teórico da literatura identificar os elementos particulares do estilo literário de um romancista.

Espero que todos que assistiram à palestra tenham gostado dela e dos resultados do meu trabalho acadêmico. Da minha parte, foi um grande prazer retornar a Varginha e ao UNIS mais uma vez.

Que tal este post? Gostou do Blog Bonas Histórias? Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário aqui. Para saber mais sobre esse tema, clique em Teoria Literária. E não se esqueça de curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.

#TeoriaLiterária #Palestra #RubemFonseca

A Editora Pomelo é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
BonaBelle Design & Organização é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Epifania Conteúdo Inteligente é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Keli Quitutes

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura e entretenimento desenvolvido por Ricardo Bonacorci desde 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, teatro, exposição e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 39 anos e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

Bonas Histórias | blog de literatura, cultura e entretenimento | bonashistorias.com.br

Blog de literatura, cultura e entretenimento