top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 42 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Recomendações: Melhores Filmes de 2019


Melhores livros lidos em 2017 pelo Blog Bonas Histórias

Como reza a tradição do Bonas Histórias, janeiro é o mês de apontarmos as melhores obras analisadas pelo blog no ano anterior. Desta vez não será diferente. Nesta edição do Recomendações, coluna reservada aos destaques da última temporada, vamos selecionar os melhores livros e os melhores filmes que foram comentados no ano passado. No post de hoje, trataremos exclusivamente da retrospectiva cinematográfica de 2019. E em um próximo post de Recomendações, faremos a retrospectiva literária do último ano.

Ao longo de 2019, analisamos no Bonas Histórias 23 filmes. E como já é uma marca antiga do blog, nosso cardápio cinematográfico foi o mais variado possível. Teve de tudo em nossos posts: comédia, comédia romântica, terror, suspense, ação policial, aventura, drama, ficção científica, fantasia, tragédia e reconstituição histórica. Quando olhamos para as nacionalidades dos títulos avaliados, notamos a mesma pluralidade: Estados Unidos (8), França (3), Argentina (2), Suécia/Dinamarca (2), Brasil (2), Espanha (1), Bélgica (1), Japão/China (1), Israel (1), Reino Unido (1) e Coréia do Sul (1). Muitos longas-metragens de ótimos níveis foram apresentados em primeira mão aos nossos leitores.

Chega de suspense! Vamos agora mesmo ao ranking dos melhores do cinema internacional em 2019. A seguir, temos a lista dos 10 melhores filmes do ano passado segundo o Bonas Histórias. Boa retrospectiva cinematográfica para todos nós:

10a posição: “Um Dia de Chuva em Nova York (A Rainy Day in New York: 2018) - Estados Unidos - Comédia Romântica

Em seu mais recente longa-metragem, Woody Allen volta a ter como cenário a cidade de Nova York. Misturando as características dos filmes do cineasta norte-americano das décadas de 1970 e 1980 com o estilo de suas produções contemporâneas, Um Dia de Chuva em Nova York é uma ótima comédia romântica estrelada por Timothée Chalament, Elle Fanning e Selena Gomez.

9a posição: “A Odisseia dos Tontos (La Odisea de Los Giles: 2019) - Argentina - Comédia

Em mais uma bela atuação de Ricardo Darín, este filme argentino foi adaptado do romance “La Noche de La Usina” (Alfaguara), de Eduardo Sacheri. Dirigido e roteirizado por Sebastián Borensztein, A Odisseia dos Tontos retrata um dos períodos mais difíceis da Argentina, a crise econômica da virada do século XX para o XXI, que culminou com a decretação do Corralito.

8a posição: “Border (Gräns: 2018) - Suécia - Terror/Ficção Científica

Esta produção de Ali Abbasi, cineasta iraniano naturalizado sueco, é um dos títulos mais originais dos últimos anos. Não à toa, o filme conquistou vários prêmios internacionais. Inspirado em um conto homônimo de John Ajvide Lindqvist, escritor sueco especialista em narrativas fantásticas e de terror, Borderretrata o drama de integrantes de uma espécie chamada Trolls.

7a posição: “Morto Não Fala (2019) - Brasil - Terror

Quem disse que não há bons títulos no cinema nacional? Basta procurar. Morto Não Fala foi a grata surpresa do ano passado. Este filme de terror foi dirigido por Dennison Ramalho e foi roteirizado pelo próprio diretor, por Cláudia Jouvin e por Jorge Furtado. No elenco, estão Daniel de Oliveira, Fabiula Nascimento, Bianca Comparato, Marco Ricca, Cauã Martins e Annalara Prates.

6a posição: “Dor e Glória (Dolor y Gloria: 2019) - Espanha - Drama

Esta é a produção mais autobiográfica de Pedro Almodóvar, o cineasta espanhol mais famoso da atualidade. Neste novo filme, Almodóvar mistura realidade e ficção para apresentar as angústias, as fobias e os traumas de um artista homossexual que chega à meia-idade com bloqueio criativo. Dor e Glória tem em seu elenco Antonio Banderas, Penélope Cruz, Julieta Serrano e Asier Etxeandia.

5a posição: “Yesterday (2019) - Estados Unidos - Comédia Musical

Em um dos roteiros mais criativos de 2019, o longa-metragem do diretor Danny Boyle e do roteirista Richard Curtis coloca o repertório musical dos Beatles no centro da trama. Estrelado por Himesh Patel, Lily James, Kate McKinnon, Joel Fry e Ed Sheeran, Yestarday tem a capacidade de maravilhar tanto os fãs da banda de Liverpool quanto aqueles que desejam apenas ver um bom longa-metragem.

4a posição: “Rainha de Copas (Dronningen: 2019) - Dinamarca/Suécia – Drama

Este thriller da cineasta dinamarquesa May El-Toukhy é audacioso e polêmico. Além de cenas de sexo explícito entre uma mulher mais velha e um rapaz menor de idade, o longa-metragem aborda temas sensíveis como traição conjugal, assédio sexual, incesto e delinquência juvenil. Rainha de Copas é estrelado por Trine Dyrholm, Gustav Lindh e Magnus Krepper.

3a posição: “Era Uma Vez em... Hollywood (Once Upon A Time...in Hollywood: 2019) - Estados Unidos - Drama

Em seu nono longa-metragem, Quentin Tarantino faz uma homenagem ao cinema antigo e ao Western, seu gênero cinematográfico favorito. Orçado em quase US$ 100 milhões, Era Uma Vez Em...Hollywood tem em seu elenco principal Leonardo DiCaprio, Brad Pitt, Margot Robbie, Emile Hirsch e Margaret Qualley. Essa história é ambientada na Los Angeles do final da década de 1960.

2a posição: “Parasita (Gisaengchung: 2019) - Coréia do Sul - Suspense

Bong Joon Ho é o principal cineasta sul-coreano da atualidade.Parasita, seu sétimo longa-metragem, conquistou a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2019 e é o principal favorito ao Oscar de Melhor Filme Internacional deste ano. Este filme é estrelado por Kang-ho, Hye-jin Jang, Woo-sik Choi, So-dam Park, Yeo-jeong Cho, Ji-so Jung, Hyun-joon Jung, Sun-kyun Lee e Jung-eun Lee.

1a posição: “Coringa (Joker: 2019) - Estados Unidos - Drama

Bombástico! Esta é a minha definição paraCoringa, produção de Todd Phillips que inverteu totalmente a lógica dos filmes de super-heróis. Com uma atuação soberba de Joaquin Phoenix, escolha quase certa para o Oscar de Melhor Ator, este longa-metragem reconstrói a trajetória do principal vilão do Batman. “Coringa é um drama psicológico sensível e com uma pegada hiper-realista. Imperdível!

Bom cinema para todos em 2020!

Gostou deste post do Bonas Histórias? Para acessar a lista completa dos melhores livros, filmes, peças teatrais e exposições dos últimos quatro anos, clique em Recomendações. E não se esqueça de deixar aqui seus comentários sobre o conteúdo do blog. Siga também a página do Bonas Histórias no Facebook.

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page