top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 42 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Novela: O Ghost Writer - Apresentação


O Ghost Writer - Apresentação da novela de Ricardo Bonacorci e Roberto S. Inagaki

Trago uma novidade desconcertante para a coluna Contos & Crônicas. Em sua sexta temporada, a seção de produção ficcional própria do Bonas Histórias não terá uma nova coletânea de contos nem uma nova coleção de crônicas. Pode isso, Arnaldo?! Antes que as reclamações se propaguem entre os conspiradores de plantão, vou logo avisando: ao invés da tradicional série narrativa, teremos, em 2020, uma novela. Uma novela no Contos & Crônicas?! Isso é uma vergonha! Calma, muita calma nessa hora. No fundo, a mudança não será tão grande assim. Saem as tramas independentes conectadas por uma temática única e entra uma só história dividida em pequenas partes. Viu como é possível juntarmos as novelas às narrativas curtas? Não é o fim do mundo, vai?


Para ser justo, muito justo, justíssimo, esse expediente já ocorreu uma vez em nossa coluna. Na segunda temporada de Contos & Crônicas, apresentamos “Histórias de Macambúzios”, narrativa de estreia de Paulo Sousa na ficção comercial. Atualmente, Sousa é o autor do elogiado romance “A Peste das Batatas” (Pomelo). Ao mesmo tempo em que podíamos classificar “Histórias de Macambúzios” como uma coletânea de contos (foi o que fizemos aqui no blog), também poderíamos enxergá-lo como uma novela (foi o que seu autor sempre fez). Afinal, suas pequenas tramas independentes se realizavam sempre em um mesmo cenário e tinham corriqueiramente as mesmas personagens. Não sei não. Tô de olho no senhor!


Além disso, podemos recuperar um pouco a proposta e a nostalgia dos fascículos literários, uma moda tão século XVIII. Né brinquedo não! No lugar dos romances românticos publicados aos poucos nos jornais, teremos uma novela (no sentido original do termo, não na concepção televisiva) dividida em pequenos capítulos e divulgada periodicamente em um blog literário. Confesse: é um charme ter, em pleno século XXI, uma experiência de leitura como essa, hein? Tô certo ou tô errado?


A novela que apresentaremos, em 2020, no Bonas Histórias, será “O Ghost Writer”. Essa história será produzida por mim, Ricardo Bonacorci, e por Roberto S. Inagaki e será divulgada mensalmente, de junho a dezembro, na coluna Contos & Crônicas. Além desse post de apresentação/introdução à trama, teremos, portanto, mais sete capítulos.


Eu conheço o Roberto S. Inagaki há quase duas décadas. Trabalhamos muito tempo juntos em uma empresa de consultoria e agora ele se transformou em meu parceiro de escrita. Em dupla, estamos produzindo o livro “Guerra e Paz nos Negócios” cujo tema é planejamento estratégico. A previsão é que a Editora Pomelo lance “Guerra e Paz nos Negócios” entre o final desse ano e o início do próximo (isto é, se até lá a quarentena do novo coronavírus já tiver se encerrado...). Em meio ao desenvolvimento dessa obra, tivemos a sacada de aproveitar parte das ideias e do conteúdo mais literário dessa publicação para criarmos uma novela independente. Assim, da costela do livro de planejamento estratégico nasceu “O Ghost Writer”.


Nessa narrativa ficcional (não tão ficcional assim, confesso!), um jovem aspirante a escritor precisará superar alguns obstáculos para realizar o sonho de trabalhar com a escrita profissional. Além disso, ele, como um ghost writer (daí o título da novela), terá o desafio de produzir um livro sem que o verdadeiro autor queira participar da empreitada. Fala séééééério!


Anote aí o calendário de “O Ghost Writer”:



- 11 de julho de 2020 - Capítulo 2: Rumo ao Desconhecido.


- 20 de agosto de 2020 - Capítulo 3: Encarando os Medos.


- 11 de setembro de 2020 - Capítulo 4: Pé Esquerdo.


- 7 de outubro de 2020 - Capítulo 5: Para Se Molhar.


- 13 de janeiro de 2021 - Capítulo 6: Sem saída.


- 23 de janeiro de 2021 - Capítulo 7: Entre Mortos e Feridos.


- 17 de fevereiro de 2021 - Capítulo 8: Costura.


Boa temporada de Contos & Crônicas e ótima leitura para todos!


Gostou deste post e do conteúdo do Bonas Histórias? Compartilhe sua opinião conosco. Para acessar outras narrativas do blog, clique em Contos & Crônicas. E não deixe de nos acompanhar nas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page