top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 42 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Mercado Editorial: Livros Digitais – Os números das vendas em 2014


Mercado Editorial: Livros Digitais em 2014

No ano passado, o mercado editorial brasileiro apresentou a maior redução de faturamento dos últimos dez anos, com uma queda de 5% em relação aos números de 2013. Esse tema já foi tratado aqui no Blog Bonas Histórias. O último post da coluna Mercado Editorial, em junho, foi exatamente uma discussão a esse respeito.

Agora, vou trazer uma boa notícia do setor. Diante de tantas informações negativas, ao menos algo de positivo é possível ser extraído dos dados divulgados, no mês passado, pela SNEL, o Sindicado Nacional dos Editores do Livro. A receita das vendas de livros digitais no Brasil, em 2014, cresceu 31% em relação ao ano anterior.

De janeiro a dezembro do ano passado, foram comercializados 16,7 milhões de livros digitais no país. As vendas, em 2013, tinham sido de 12,7 milhões. O incrível é saber que, em 2012, apenas 3,8 milhões de títulos deste tipo foram vendidos.

Vendas de livros digitais em 2014

Apesar do crescimento substancial nos dois últimos anos, o faturamento dos livros digitais representa apenas 0,3% da receita do setor. É muito pouco. Se 500 milhões de obras impressas são vendidas todos os anos em nosso país, apenas 1,2 milhões de livros digitais são comprados pelos consumidores nacionais. O Brasil, portanto, engatinha quando o assunto é e-book.

Vamos acompanhar aqui no Blog Bonas Histórias a evolução dos números deste tipo de livro nos próximos anos. Muitas novidades interessantes estão chegando ao mercado, com grandes empresas entrando com tudo nesse segmento. A expectativa para 2015 é que o crescimento das vendas continue na casa dos dois dígitos. Afinal, diante da grave crise econômica que o país está passando, muito provavelmente haverá uma leva de consumidores dispostos a adquirir livros com preços menores, um dos atrativos dos livros digitais.

A conferir!

Gostou deste post e do conteúdo do Blog Bonas Histórias? Se você se interessa por informações do mercado editorial, deixe aqui seu comentário. Para acessar outras notícias dessa área, clique em Mercado Editorial. E aproveite para curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page