top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 42 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Peças Teatrais: Mistero Buffo - A divertida comédia circense


Mistero Buffo - LaMínima

Fui neste sábado ao teatro do SESI da Avenida Paulista para assistir à peça “Mistero Buffo”. Com texto original do italiano Dario Fo, direção de Neyde Veneziano e atuação de Domingos Montagner, Fernando Sampaio e Fernando Paz, o espetáculo é divertidíssimo. A comédia circense é simples (não possui cenário requintado nem figurino elaborado) e sua graça está na interpretação dos atores no palco. Enquanto Domingos Montagner e Fernando Sampaio se revezam na caracterização dos variados personagens, Fernando Paz cuida dos efeitos sonoros e musicais. A química e o entrosamento do trio são dignos de nota elogiosa.

“Mistero Buffo” se passa na Idade Média, período histórico em que as companhias teatrais tentavam representar os enredos bíblicos para o público pouco instruído da época. Entretanto, ao invés de transmitir as histórias como naquela época e se limitar ao conteúdo religioso, em “Mistero Buffo as tramas e os vários personagens retratados adquirem um aspecto crítico. Apesar das histórias serem antigas, elas evidenciam os mesmos problemas que temos hoje: deturpação da fé em prol da ganância dos homens, o culto exacerbado das celebridades, desigualdade e preconceito social, ambição desmedida e malandragem de muitas pessoas interesseiras.

Mistero Buffo - LaMínima

Há cenas muito engraçadas. Destaque para dupla formada por um ceguinho e por um paralítico que foge de Jesus para não ser curada, para a tentativa de um viciado em jogo em fazer uma parceria com Cristo enquanto este está sendo crucificado, para as confusões de um homem que está tentando entrar no restaurante onde a última ceia está sendo servida e para a cena do cemitério onde Lázaro será ressuscitado.

Grande parte da graça da peça está na incongruência do linguajar atual para uma trama bíblica. Os figurinos de inspiração medieval com que os atores entram em cena são rapidamente colocados de lado e esquecidos. A partir daí, a interpretação dos atores é limpa, quase sem nenhum acessório ou cenário. E aí eles dão um show! O carisma dos atores também ajuda a peça se tornar mais divertida. A forma como o espetáculo se inicia surpreende a plateia e já provoca muitas risadas.

Mistero Buffo - LaMínima

Gostei muito de “Mistero Buffo”. Trata-se de uma peça simples, com ótimo texto e excelente atuação dos atores. É um ótimo programa para um sábado à noite. O espetáculo fica em cartaz até o próximo domingo, dia 20. Há apresentações na quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo. A entrada é gratuita.

Gostou deste post e do conteúdo do Bonas Histórias? Deixe, então, sua opinião sobre as matérias desta coluna. Para acessar as demais críticas teatrais, clique em Teatro. E não se esqueça de curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page