top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 42 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Crônicas: Março Negro - Manchetes de 17 de março


Manchetes de 17 de março de Ricardo Bonacorci

Algumas manchetes e notícias do dia 17 março, período marcado pela iminência de um acontecimento histórico em nosso país:

“Líderes julgam ameaçado o regime: reunião permanente – Os líderes de bancada da Assembléia Legislativa decidiram ontem, depois de reunião com o presidente Ciro Albuquerque, declarar-se em reunião permanente, para a defesa do regime e das instituições, considerando grave a situação nacional, depois do pronunciamento de sexta-feira última do presidente da República” (Jornal Folha de São Paulo, 17 de março).

“Congresso e partidos reagem à pressão do Governo – Congresso e partidos políticos começaram a reagir contra o que denominam de tendências subversivas nas afirmações reformistas do presidente (...). Ao assumir a presidência da Câmara dos Deputados, o Sr. Ranieri Mazzilli garantiu que o Congresso não quer invadir atribuições alheias, mas não abrirá mão das liberdades e deveres que lhe determinam a Constituição” (Jornal do Brasil, 17 de março).

“O Pânico e a Mensagem – Quem lesse o noticiário de ontem, diria que a Nação foi coberta por uma cortina de pânico. Não é verdade. Quem está em pânico é uma infama parcela da população. Ínfima, mas poderosa, e que, pelos seus imensos recursos de divulgação e pressão, como o sapo da fábula, parecer elefante, representando todo o País” (Última Hora, 17 de março).

Manchetes de 17 de março - Crônica de Março Negro

O único problema é que essas notícias, estampadas nas primeiras páginas dos principais jornais brasileiros, não são de 2016. São de 1964! Ou seja, o tempo passa e as coisas não mudam. Agora, infelizmente, é esperar o mesmo desfecho de outrora. Aí ninguém poderá se dizer surpreendido com os acontecimentos. Para compreender o futuro, basta reler o passado.

Gostou deste post e do conteúdo do Bonas Histórias? Compartilhe sua opinião conosco. Para acessar outras narrativas do blog, clique em Contos & Crônicas. E não se esqueça de curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page