top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 42 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Exposições: Ocupação Abdias Nascimento - Versatilidade e profundidade artística


Ocupação Abdias Nascimento

O Itaú Cultural está com uma exposição interessantíssima sobre uma das personalidades mais importantes da cultura negra do século XX. "Ocupação Abdias Nascimento" apresenta a trajetória artística e ideológica do homem que viveu intensamente em prol da igualdade racial e da promoção da negritude no Brasil e no mundo. Abdias Nascimento foi ator, dramaturgo, poeta, ensaísta, artista plástico, professor universitário, político e ativista dos direitos civis dos negros.

Esta rica história de Abdias Nascimento é apresentada através de documentos, fotografias, pinturas, livros, roupas, partituras musicais, objetos pessoais, jornais, vídeos, poesias e entrevistas. A pluralidade dos materiais expostos é compatível com a versatilidade do artista e com sua profundidade ideológica.

Com a realização desta mostra, as gerações que hoje possuem menos de quarenta anos de idade têm a oportunidade de conhecer este gigante da cultura afrodescendente do nosso país. Para mim, Abdias Nascimento é uma espécie de Pedro Archanjo da vida real. Para quem não conhece ou não se recorda, Archanjo é o protagonista do romance "Tenda dos Milagres", obra de Jorge Amado, de 1969. Apesar de a figura ficcional ter sido inspirada em Manuel Querino, sempre que ouço ou vejo algo relativo a Abdias Nascimento, recordo-me automaticamente de Pedro Archanjo. Afinal, ambos foram artistas versáteis, escritores atuantes, profundos conhecedores da cultura de origem africana, militantes engajados no combate ao racismo e, principalmente, negros orgulhosos de sua raça e de sua origem.

Abdias Nascimento

Além de apresentar uma mostra de excelente qualidade ao público, "Ocupação Abdias Nascimento" ajuda o Itaú Cultural a amenizar um pouco a crise de imagem que o centro cultural sofreu no ano passado junto à comunidade negra. No primeiro trimestre de 2016, o Itaú Cultural precisou cancelar uma peça teatral que apresentava a realidade dos negros no Brasil. O problema é que todos os atores e atrizes selecionados para atuar na produção eram brancos. Eles seriam pintados de negros para interpretar personagens afrodescendentes. Diante da repercussão negativa, o centro cultural cancelou a peça. Contudo, as notícias negativas divulgadas na imprensa já tinham arranhado a imagem da instituição. Por isso, não é coincidência que no subsolo do prédio haja outra exposição chamada "Diálogos Ausentes", em que são apresentadas obras de quinze artistas e coletivos negros.

"Ocupação Abdias Nascimento" está exposta no primeiro andar do prédio do Itaú Cultura na Avenida Paulista. Ela tem a curadoria conjunta do Itaú Cultural, do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros e de Vinícius Simões. A última esposa de Abdias, Elisa Larkin Nascimento, trabalhou ativamente na produção desta exposição. Vinícius Simões também foi o responsável pela cenografia da mostra.

A exposição ficará em cartaz até este domingo, dia 15. Ou seja, faltam poucos dias para ela encerrar as atividades. A entrada é gratuita e liberada para maiores de 12 anos. As visitações ocorrem de terça a domingo. O horário de funcionamento do Itaú Cultural é das 9h às 20h de terça a sexta-feira e das 11h às 20h aos sábados, domingos e feriados.

Itaú Cultural

Gostou deste post e do conteúdo do Bonas Histórias? Deixe sua opinião sobre as matérias do blog. Para acessar as demais análises desta coluna, clique em Exposições. E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook.

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page