top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 42 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Exposições: Henri Cartier-Bresson, Primeiras Fotografias


Exposição Henri Cartier-Bresson, Primeiras Fotografias

Na semana passada, fui à recém-inaugurada Galeria de Fotos do Centro Cultural da FIESP. A exposição em cartaz na unidade da Avenida Paulista se chama "Henri Cartier-Bresson, Primeiras Fotografias". A mostra inédita no Brasil traz setenta imagens do período inicial da carreira do mais celebrado fotógrafo do século XX.

As fotografias em preto e branco retratam as impressões obtidas pelo artista durante suas primeiras viagens pelo mundo. Entre 1932 e 1935, Cartier-Bresson visitou cidades na França, Itália, Espanha, Inglaterra e México. Entre obras clássicas e inéditas, podemos verificar em "Henri Cartier-Bresson, Primeiras Fotografias" o caminho artístico construído pelo francês. A curadoria da exposição ficou a cargo de João Kulcsár.

Henri Cartier-Bresson

Henri Cartier-Bresson é um dos mais influentes fotógrafos da história. Nascido em 1908 em uma rica família do interior francês, ele revolucionou a fotografia. Considerado o precursor do fotojornalismo, Cartier-Bresson ajudou a conferir status de arte à atividade de captar imagens pelas máquinas. Depois de se aventurar pela pintura na juventude, ele embarcou no ofício de fotógrafo, em 1931, levando consigo conceitos da arte plástica. "Para mim, a fotografia era um meio de pintar" disse certa vez. Mais tarde, o francês foi um dos fundadores da Magnun, a maior agência de fotografia do mundo.

Foto de Henri Cartier-Bresson

Grande parte do estilo fotográfico de Henri Cartier-Bresson que impressiona até hoje os admiradores de sua arte já estava presente nos primeiros trabalhos do fotógrafo. Não é errado afirmar que o artista consolidou sua forma de fazer fotografia exatamente no período de 1932 a 1935. Nesta época, Cartier-Bresson produziu uma das mais originais e contundentes narrativas visuais da história fotográfica.

A exposição mostra com brilhantismo a preocupação geométrica de Cartier-Bresson. É possível ver como a perspectiva e o intenso jogo de luzes (claro e escuro) foram fundamentais para a constituição de suas imagens. Estão ali também: a preocupação social, a disparidade econômica da Europa entre guerras, a sensualidade da mulher, o contrateste entre dinamismo (movimento das imagens) e imobilismo (imagem parada), a diversidade cultural (principalmente no México), o retrato urbano e a inocência da infância.

Foto de Henri Cartier-Bresson

As imagens de Henri Cartier-Bresson são capazes de transmitir fortes emoções. Sua força dramática permite viajarmos pelo mundo sentimental de pessoas e de cidades. As fotos constroem narrativas emocionantes de lugares e épocas eternizadas pelo olhar humano. Ao mesmo tempo, as fotos do artista transbordam em ideologia. O discurso político-social de Cartier-Bresson também pode ser evidenciado nos detalhes das fotografias. Repare nas poses das pessoas, em seus olhares, na constituição dos cenários e no ângulo da câmera.

Foto de Henri Cartier-Bresson

Uma das fotos mais famosas do fotógrafo francês está presente na exposição. O homem pulando a poça de água é um ícone cultural do século XX. É emocionante vê-la pessoalmente. Outras imagens célebres são o homem andando de bicicleta ao lado da escada (mais ou menos) espiralada, o senhor com nariz grande olhando a cidade entre tapumes, as crianças brincando à frente de uma parede com buracos quadrados e o homem de casaco e cartola em uma rua com árvores desfolhadas.

É incrível imaginar que essas fotos foram feitas com antigas versões da câmera Leica. Apesar de elas darem alguma agilidade e mobilidade ao fotógrafo, não podemos nos esquecer da dificuldade para se produzir imagens em uma época onde havia filmes fotográficos e as máquinas não tinham grandes recursos tecnológicos. Foi com suas Leica que Cartier-Bresson andava pelas cidades do mundo em busca do "Momento Decisivo", seu conceito para o instante ideal de obter a fotografia perfeita.

Foto de Henri Cartier-Bresson

Além da exposição das imagens, a mostra também apresenta um pequeno documentário em vídeo e permite aos visitantes exercitarem o seu lado fotógrafo. O curta-metragem trata das características gerais das obras e dos aspetos da carreira de Cartier-Bresson. Já o exercício prático incentiva o público a fotografar a Avenida Paulista segundo os conceitos do "Momento Decisivo" elaborados pelo fotógrafo francês.

Foto de Henri Cartier-Bresson

"Henri Cartier-Bresson, Primeiras Fotografias" é uma exposição muito interessante. Ela permite ao visitante conhecer um importante capítulo da fotografia do século XX. Galeria de Fotos do Centro Cultural da FIESP fica localizada na Avenida Paulista, 1.313. Ela abre todos os dias entre às 10h e 20h. A entrada é gratuita. A mostra ficará em cartaz até o dia 25 de junho.

Gostou deste post e do conteúdo do Bonas Histórias? Deixe sua opinião sobre as matérias do blog. Para acessar as demais análises desta coluna, clique em Exposições. E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook..

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page