top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 42 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Premiações: Nobel de Literatura de 2018 - Olga Tokarczuk


Guarita Burger

Saiu o nome do Nobel de Literatura de 2018. Sim, você leu corretamente. Apenas em outubro de 2019 foi revelado(a) o(a) autor(a) premiado(a) do ano passado. A demora em doze meses tem uma explicação. Um grande escândalo de abuso sexual abalou a Academia de Letras da Suécia em maio de 2018. Por isso, a maior honraria da literatura precisou ser adiada no ano passado. E ela foi, enfim, entregue nesta semana. Antes tarde do que nunca já dizia o velho ditado...

A escolha da Academia sueca recaiu sobre Olga Tokarczuk, escritora polonesa de 57 anos. Considerada uma das favoritas à medalha, Tokarczuk é formada em psicologia e tem quinze obras publicadas, entre coletâneas de poemas, romances, coleções de narrativas curtas e ensaios. Ela também já produziu roteiros cinematográficos. No ano passado, Olga Tokarczuk conquistou o Prêmio Internacional Man Booker, um dos mais importantes da ficção em língua inglesa, com o romance “Os Vagantes” (Tinta Negra). A obra foi publicada originalmente, em 2007, na Polônia com o nome “Bieguni”, mas sua versão em inglês, chamada de “Flights”, foi lançada apenas em 2017.

Outros livros importantes de Tokarczuk são “The Books of Jacob” (em polonês, “Księgi Jakubowe”), romance épico de 2014, “Primaval and Other Times” (“Prawiek I Inne Czasy” em polonês), romance de 1996 que foi o primeiro grande sucesso da autora, e “Drive Your Plow Over The Bones Of The Dead” (“Prowadź Swój Pług Przez Kości Umarłych” em polonês), romance de 2009. Infelizmente, nenhum desses títulos foi traduzido para o português, algo que deve mudar nos próximos anos com a condecoração do Nobel.

Olga Tokarczuk

Com esse portfólio, Olga Tokarczuk se tornou uma das mais respeitadas escritoras europeias da atualidade. Ela também é conhecida por sua postura ativa na promoção do feminismo e da alimentação vegetariana, além de se posicionar frequentemente sobre questões políticas do continente europeu como paz, democracia, desenvolvimento sustentável e pluralismo cultural. Como prêmio pelo Nobel de Literatura, Tokarczuk ganhou um diploma, uma medalha e cerca de nove milhões de coroas suecas, o equivalente a 3,7 milhões de reais.

Juntamente com o Nobel de Literatura de 2018, a Academia de Letras da Suécia apresentou, nesta semana, o prêmio da edição de 2019. Ou seja, de uma tacada só o mundo conheceu os premiados de 2018 e 2019. O vencedor deste ano foi Peter Handke, escritor austríaco de 76 anos. Contudo, isso é tema para outro post da coluna Premiações do Bonas Histórias. Nas próximas semanas, retornarei ao blog para falar um pouco mais da premiação de Handke. Aguarde!

Que tal este post e o conteúdo do Blog Bonas Histórias? Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário aqui. Para acessar os demais posts desta coluna, clique em Premiações e Celebrações. E aproveite para curtir a página do blog no Facebook.

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page