top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 42 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Gastronomia: On Va Manger - Francês descolado, bem servido e barato


On Va Manger

Como contei anteontem no meu último post, nesse final de semana fui ao teatro do SESI assistir ao musical "Homem de La Mancha". Tive como companhia a minha amiga Fabrícia. Chegamos cedo para pegar nossos ingressos, por volta do meio dia e quinze. Dessa forma, não tivemos nenhuma dificuldade para recebermos nossas entradas quando a distribuição começou a ser feita à uma hora da tarde. Como nossa sessão seria apenas às cinco horas da tarde, resolvemos almoçar na região da Paulista e dar algumas voltas pela região. Nossa opção foi pelo francês On Va Manger, localizado na Rua São Miguel, 89, bem perto do shopping Frei Caneca.

E que grata surpresa tivemos! O local é muito bom. Diferentemente dos bistrôs franceses convencionais que servem porções diminutas, em ambientes esnobes e cobram um valor elevado pela experiência, esse aqui inverteu totalmente essa lógica. Ele oferece um buffet completo de almoço por R$ 34,50. Por esse valor, o cliente tem direito a entrada (salada ou sopa), um prato principal com acompanhamento (o acompanhamento é servido à vontade) e sobremesa inclusa. Em uma cidade como São Paulo onde tudo está extremamente caro, trata-se de uma opção muito interessante e barata na região da Avenida Paulista, principalmente se considerarmos um restaurante de culinária francesa.

O On Va Manger possui um salão pequeno, com poucas mesas e cadeiras, o que provoca aos finais de semana uma fila na porta. Porém, nada que possa assustar os espíritos mais aventureiros (esperamos apenas vinte minutos). Para não tornar a espera enfadonha, o estabelecimento serve bebidas e aperitivos para quem aguarda na porta. Lá dentro, o clima é intimista e descontraído. Na parte da frente (andar de baixo), fica uma mesa grande e o balcão da confeitaria. No andar de cima, as demais mesas são distribuídas no melhor estilo bistrô, com tudo bem apertadinho, mas sem perder o conforto e o charme.

Restaurante On Va Manger

O ponto forte do lugar (como em todo bom restaurante) é a comida. Ela é de tirar o chapéu. Eu pedi como prato principal o coxão mole ao molho de pimenta (chamado lá por Pièce de Boeuf sauce au poivre), com batata cozida com sal de alecrim, alho e tomilho. A Fabrícia pediu meio galeto no grill ao molho de tomilho (chamado de Jeune poulet à la broche au jus de thym) e a mesma batata (chamada pomposamente de Pommes de Terre On va manager). Tudo estava perfeito (obviamente, eu e minha amiga provamos um pouco do prato do outro). A sobremesa (produção caseira) escolhida foi a torta de nozes, também muito boa.

O único ponto a desejar foi o atendimento. Apesar de termos sido muito bem atendidos pela proprietária enquanto esperávamos no lado de fora, na parte de dentro os garçons inexperientes e apressados derraparam várias vezes na arte de servir. Entretanto, nada que afete a experiência de modo geral.

Saí do On Va Manger querendo voltar. Descobri depois que o estabelecimento passou a abrir recentemente à noite. O valor do buffet neste caso é maior, em torno de R$ 70,00. Ou seja, vale mais a pena ir na hora do almoço, quando o preço é praticamente a metade do preço do jantar.

Que tal este post e o conteúdo do Bonas Histórias? Compartilhe sua opinião conosco. Para conhecer as demais críticas gastronômicas do blog, clique na coluna Gastronomia. E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook.

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page