top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 42 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Crônicas: Eu e o Mundo – Apresentação da série


Eu e o Mundo, coletânea de crônicas de Ricardo Bonacorci

É com alegria que anuncio a criação de uma nova coluna no Blog Bonas Histórias. A partir de agora, além de analisarmos o que há de mais relevante no cenário editorial, cinematográfico, teatral, musical e cultural, também vamos abrir espaço para a publicação de textos inéditos de jovens autores nacionais. Essas produções serão divulgadas mensalmente aqui, em Contos & Crônicas. Quem gosta de boa literatura não poderá perder os posts desta nova seção do blog.

A ideia é que, em todos os anos, tenhamos um autor diferente apresentando suas narrativas para nossos leitores. Esses textos deverão compor uma série narrativa, técnica também chamada de moldura narrativa. De maneira geral, uma moldura narrativa é caracterizada quando as tramas dos seus episódios possuem alguma relação entre si (sentido de série), mas também têm certa independência, com começo, meio e fim próprios (sentido individual).

As definições dos autores e dos temas a serem trabalhados nas séries narrativas serão feitas anualmente. Cada ano teremos um escritor apresentando seu trabalho em Contos & Crônicas. A princípio, não existe uma lógica pré-definida para essas escolhas. O que buscamos, de forma geral, são textos que debatam temas importantes da nossa realidade de maneira inteligente, criativa e bem-humorada.

Coluna Contos & Crônicas do Blog Bonas Histórias

Para o próximo ano, já temos nossa primeira série narrativa selecionada. Trata-se de “Eu e o Mundo”, uma coletânea de crônicas de minha autoria. Nesses textos, irei falar de aspectos abrangentes da vida humana. Os temas tratados nessas crônicas serão o luto, o sonho, o envelhecimento, a ambição, os relacionamentos familiares e amorosos, a situação financeira, o ambiente político e econômico do país, nossa relação com a natureza, etc. A proposta é discutir esses assuntos que são gerais (afetam a todos nós) a partir de uma perspectiva individual (introspectiva). A primeira crônica de “Eu e o Mundo” já será apresentada neste mês e se chamará “Adeus com um Sorriso no Rosto”. Não deixe de acompanhá-la.

Em 2016, anuncio desde já, os textos que serão apresentados em Contos & Crônicas serão de Paulo Sousa, jornalista e escritor. Ele trará para vocês a série de 11 contos que integram “Histórias de Macambúzios”, sua divertida sátira sobre uma cidade fictícia chamada Armação de Búzios. Na série de Paulo Sousa, poderemos ver os dramas dos amalucados habitantes de Armação de Búzios, um retrato fidedigno da realidade contemporânea do Brasil.

Viu como o Bonas Histórias tem muitas novidades a sua espera?! Confio que todos curtam Contos & Crônicas e acompanhem mensalmente esta nova coluna do blog. Vida longa a esta seção e boa leitura a todos!

Gostou deste post e do conteúdo do Bonas Histórias? Compartilhe sua opinião conosco. Para acessar outras narrativas do blog, clique em Contos & Crônicas. E não se esqueça de curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page