top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 42 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Livros: Por Uma Vida Mais Simples - A Simplicidade Voluntária por André Cauduro D'Angelo


Por Uma Vida Mais Simples - André Cauduro D'Angelo

Você deve conhecer pessoas que não ligam para o dinheiro, para o status, para os bens materiais e para uma vida de luxo e de mordomia. Essas pessoas parecem viver muito bem de maneira simples, optando por experiências mais humanas e gratificantes. De certa forma, elas agem o tempo inteiro em busca da qualidade de vida e da existência plena (completa). Aposto que você conhece alguém assim?

Para retratar esta prática, que vem ganhando a cada dia mais adeptos no Brasil e no mundo, André Cauduro D'Angelo, professor universitário do Rio Grande do Sul, escreveu o livro "Por Uma Vida Mais Simples" (Cultrix). Nessa obra, o autor gaúcho apresenta o conceito da Simplicidade Voluntária, ou seja, a prática de buscar a simplicidade como meio de vida. É, obviamente, uma corrente oposta ao consumismo, ao capitalismo desenfreado, ao culto aos workaholics e ao individualismo.

Adorei o livro de D'Angelo. "Por Uma Vida Mais Simples" começa contando o histórico da Simplicidade Voluntária: do seu surgimento na Europa no século retrasado até a sua expansão nos Estados Unidos no século XX. A publicação aborda as teorias e as concepções dos principais praticantes dessa filosofia de vida. Depois, na segunda parte da obra, apresentam-se casos reais de pessoas que praticam a Simplicidade Voluntária no Brasil. Os relatos são incríveis. Há o caso da mulher que largou sua residência gigantesca na grande cidade para morar em um barraco em uma região inabitada. Do executivo que largou as longas jornadas de trabalho e a vida agitava para trabalhar apenas oito horas semanais. E o casal que saiu de São Paulo para montar um restaurante no litoral do Piauí.

Por Uma Vida Mais Simples

O correto é respeitarmos todos os estilos de vida. Afinal, cada um tem o direito de fazer o que bem quiser da sua vida. Contudo, não deixa de ser salutar analisar aqueles que optam por nadar contra a corrente. E está exatamente aí o ponto mais positivo desta obra. No livro de André Cauduro D'Angelo, podemos compreender os pensamentos, os interesses e as aspirações dos praticantes da Simplicidade Voluntária. Por isso achei tão bom o livro. Identifiquei-me com seus conceitos e valores. Trata-se de uma boa opção de leitura para quem deseja abrir a mente e fugir do consumismo e do individualismo reinantes em nossa sociedade nos dias de hoje.

Gostou deste post e do conteúdo do Blog Bonas Histórias? Se você é fã de literatura, deixe seu comentário aqui. Para acessar as demais críticas, clique em Livros. E aproveite para curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page