top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 42 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Livros: O Frio Aqui Fora - O romance de estreia de Flávio Cafiero


O Frio Aqui Fora Flávio Cafiero

"O Frio aqui fora" (Cosac Naify) é a primeira obra publicada de Flávio Cafiero, carioca nascido em 1971 e morador da cidade de São Paulo desde 1994. Formado em publicidade, Flávio trabalhou por mais de uma década como gerente de produto de uma multinacional, até abandonar a carreira executiva e se transformar em escritor, dramaturgo, roteirista de cinema e televisão e ator. Esse processo de mudança de carreira é exatamente o tema do livro "O Frio aqui fora", uma história inspirada em sua biografia. Esta obra foi finalista dos prêmios São Paulo de Literatura e Jabuti do ano passado.

Cafiero lançou recentemente sua segunda obra, chamada "Dez centímetros acima do chão" (Cosac Naify), uma coletânea de contos. O novo livro já venceu o prêmio Cidade de Belo Horizonte. Assim, Flávio Cafiero pode ser considerado uma revelação da literatura brasileira dos últimos anos. Com a expectativa de conhecer um autor tão talentoso, me coloquei a ler seu livro de estreia com grande entusiasmo.

O enredo de "O Frio aqui fora" é o trauma sofrido por Luna, um executivo de uma grande empresa que, após treze anos de trabalho na organização, tem a esperança de ser promovido. Entretanto, a promoção não vem. A frustração só aumenta com a abrupta separação da namorada, que sai de casa sem dar nenhuma explicação para ele. Nesse cenário de caos, Luna se desequilibra e, de certa forma, passa a encarar a realidade de outra maneira. Após muitos devaneios, o rapaz decide abandonar a carreira executiva e se tornar escritor, sonho antigo e cultivado desde a adolescência. Esse processo de troca de carreira, normalmente conturbado, caótico e perigoso, é o tema central da obra. Luna precisa reconstruir sua vida profissional e pessoal e ordenar minimamente seu cotidiano. Enquanto isso, ele começa a escrever um livro.

Flávio Cafiero

O termo que melhor expressa o sentimento vivido pelo personagem neste período conturbado de sua vida é aquele que dá nome ao título do livro de Flávio Cafiero. Após sair da rotina segura de um emprego remunerado e de se lançar ao desafio de uma nova profissão, totalmente incerta, Luna sente o frio do lado de fora (do mercado de trabalho, da família convencional e da sociedade). É uma boa figura de linguagem!

O mais interessante deste livro é a maneira como Flávio Cafiero produziu a narrativa. Ela não é sequencial, lógica nem objetiva. A descrição da vida de Luna é recortada por cenas, sonhos, frustrações e lembranças do passado. Às vezes, a obra avança, em outras oportunidades ela volta na história, conferindo mais agilidade e suspense a trama. O narrador (o livro foi feito na primeira pessoa do singular, sendo o eu lírico o próprio Luna) pontua sua existência com muitas dúvidas e reflexões sobre a vida, seus relacionamentos e sobre seu destino. As melhores partes da obra são exatamente essas divagações do personagem-narrador. Elas conferem mais drama e complexidade ao enredo.

Saber que a história foi inspirada na vida do autor também ajuda a dar um colorido especial à narração. Para mim, toda narrativa com elementos autobiográficos possuem uma força maior. Ainda mais um executivo que decide abandonar tudo para virar escritor...

Gostei muito de "O frio aqui fora". Realmente Cafiero é muito talentoso e fiquei curioso em ler seu livro de contos. Quem sabe não o leio também e comento aqui. É só esperar...

Gostou deste post e do conteúdo do Blog Bonas Histórias? Se você é fã de literatura, deixe seu comentário aqui. Para acessar as demais críticas, clique em Livros. E aproveite para curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page