top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 42 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Mercado Editorial: Livrarias - Cadê aquela que estava aqui?


Mercado Editorial Livrarias

Uma informação um tanto triste (para quem gosta de literatura e de leitura), mas nem um pouco surpreendente: o número de livrarias diminui a cada dia em todo o mundo. Não são apenas as pequenas e médias livrarias independentes que estão fechando suas portas. Muitas unidades de grandes redes estão encerrando suas atividades por falta de demanda.

A explicação principal para esse fato é o crescimento das vendas online dos tipos de produtos comercializados nestes estabelecimentos. Com cada vez mais consumidores utilizando os canais digitais para fazer suas compras, as unidades físicas perdem sua relevância e sua função principal. Em Nova York, para se ter uma ideia, chegou-se a ter 400 livrarias na década de 1950. Agora, a cidade norte-americana tem apenas 100. E esse número está diminuindo...

Livrarias

No Brasil e em São Paulo, essa tendência é evidente para quem anda pelas ruas e shopping centers. Há grandes centros de compras hoje na capital paulista que não possuem uma única livraria em suas dependências. E nem vou citar o caso dos estabelecimentos de rua. Os que ainda sobrevivem estão às moscas.

Chegará um dia no qual não encontraremos nenhuma livraria aberta? Será que não teremos mais o prazer de visitar as estantes das lojas para namorarmos cada um dos livros ali disponíveis? Como é bom sentir o cheiro das brochuras, folhear as páginas e ler as sinopses de cada um dos conteúdos ali dispostos. Torço para poder ter esse privilégio por muitos anos ainda.

Gostou deste post e do conteúdo do Blog Bonas Histórias? Se você se interessa por informações do mercado editorial, deixe aqui seu comentário. Para acessar outras notícias dessa área, clique em Mercado Editorial. E aproveite para curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.


A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page