• Ricardo Bonacorci

Desafio Literário de abril/2015: Mia Couto


A partir de agora, farei algo diferente e divertido no Blog Bonas Histórias. Vou lançar mensalmente um desafio para mim mesmo: conhecer de maneira mais profunda as obras e a carreira de um escritor. Ou seja, todo mês irei ler os principais livros e analisarei as características do autor selecionado. Esta coluna será fixa e se chamará Desafio Literário. E o primeiro escolhido para estrear esta seção, já em Abril, é Mia Couto, principal escritor moçambicano e um dos mais importantes de língua portuguesa. Terei, portanto, trinta dias, a começar de hoje, para aprender sobre ele e sobre suas obras. É ou não é um belo desafio, hein?!

Para quem não conhece este escritor, Mia Couto possui uma extensa e diversificada coleção artística, indo das poesias aos contos e dos romances às crônicas, passando pelos livros infantis. Nascido em Beira, capital de uma província moçambicana, em 1955, e formado em Biologia, Couto vive atualmente na capital do seu país, Maputo. Seus livros são publicados em mais de vinte países e muitos o consideram um dos principais escritores de língua portuguesa da atualidade. Em 2013, Mia Couto recebeu o Prêmio Camões, a mais importante honraria que um escritor lusófono pode conquistar. Ou seja, trata-se de uma boa fonte de estudo e de uma ótima matéria-prima para leitura.

Assim, para conhecer mais sobre Mia Couto, vou ler várias de suas obras, estudar suas características literárias e analisar a formação histórica e cultural do seu país natal. No meu plano inicial, tenho como meta ler os seguintes livros: "Raiz de Orvalho e Outros Poemas" (Caminho) de 1983, "O Fio das Missangas" (Companhia das Letras) de 2004, "Terra Sonâmbula" (Companhia das Letras) de 2007, "O Gato e o Escuro" (Companhia das Letrinhas) de 2008 e "E Se Obama Fosse Africano?" (Companhia das Letras) de 2011. Cada uma dessas obras abrange um gênero distinto explorado pelo autor: "Raiz de Orvalho e Outros Poemas" é um livro de poesia, "O Fio das Missangas" é de contos, "Terra Sonâmbula" é um romance, "O Gato e o Escuro" é uma obra infantil e "E Se Obama Fosse Africano?" é uma publicação de crônicas. Acredito que a leitura desses cinco livros dará um bom panorama do portfólio literário de Mia Couto.

Depois vou ler dois estudos que analisam a trajetória artística do escritor: "Mia Couto - um convite à diferença" (Humanitas) de 2013 e "Discursos Fantásticos de Mia Couto" (Dialogarts) também de 2013. A primeira obra é organizada pelo trio Fernanda Cavacas, Tânia Macelo e Rita Chaves, enquanto a segunda é de autoria de Flávio Garcia.

Com essas atividades, acho que chegarei ao final de Abril com um bom panorama sobre Mia Couto e sobre seu legado artístico. Prometo compartilhar com vocês minhas descobertas dos próximos dias. Desejem-me boa sorte!Com essas atividades, acho que chegarei ao final de Abril com um bom panorama sobre Mia Couto e sobre seu legado artístico. Prometo compartilhar com vocês minhas descobertas nos próximos dias. Desejem-me boa sorte!

Gostou da seleção de autores e de obras do Desafio Literário? Que tal o Blog Bonas Histórias? Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário aqui. Para saber mais sobre as Análises Literárias do blog, clique em Desafio Literário. E não deixe de curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.

#MiaCouto

A Editora Pomelo é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
BonaBelle Design & Organização é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Epifania Conteúdo Inteligente é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Keli Quitutes

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura e entretenimento desenvolvido por Ricardo Bonacorci desde 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, teatro, exposição e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 39 anos e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

Bonas Histórias | blog de literatura, cultura e entretenimento | bonashistorias.com.br

Blog de literatura, cultura e entretenimento