top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 42 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Livros: Raiz de Orvalho & Outros Poemas - Mia Couto em versos


Raiz de Orvalho & Outros Poemas - Mia Couto

Para encerrar o Desafio Literário de Mia Couto, o primeiro que o Blog Bonas Histórias apresenta, li "Raiz de Orvalho & Outros Poemas" (Caminho), livro de poesias do moçambicano. Publicada originalmente em 1983, esta obra representou a estreia do escritor no mundo literário. Depois disso, Couto enveredou pelos contos, pelo romance, pelas crônicas e pelo universo infantil, só voltando a publicar novamente poesias em 2011, com o livro "Tradutor de Chuvas".

"Raiz de Orvalho & Outros Poemas" traz elementos que mais tarde caracterizariam a escrita de Mia Couto: o regionalismo, a fantasia, o lirismo, a musicalidade e o sentimentalismo, além de uma postura combativa em relação aos problemas e aos desafios do cotidiano do seu continente. O tema principal dos poemas é a tradição e a memória cultural da África, principalmente de Moçambique. Couto, assim, analisa aspectos da identidade do seu povo, o engajamento político e as transformações sociais sofridas após a descolonização e a independência do país.

Mia Couto

Quem espera ver poemas românticos e de amor, pode tirar o cavalinho da chuva. Em "Raiz de Orvalho & Outros Poemas", o escritor se apresenta como o libelo do engajamento político, sendo o porta-voz de algumas causas. Mia Couto, nesta obra, alia a excelência estética com a preocupação ideológica.

A morte (precisamos lembrar que a Guerra Civil assolava a população e o país nesse período) aparece entranhada na maioria dos seus versos, assim como a tristeza do luto, a fortificação do indivíduo em relação às dificuldades do mundo externo, o abandono das pessoas amadas, a saudade do passado idílico, a perda da infância e a migração obrigatória do povo.

Raiz de Orvalho & Outros Poemas - Mia Couto

Dos poeDos poemas, podemos destacar "Raiz de Orvalho", que dá nome ao livro, cuja temática aborda a perda da identidade pessoal, "Despedida", abandono da mulher amada, "Morte Silenciosa", a vida das pessoas afetadas por cada falecimento a sua volta, "Árvore", analogia da resistência do ser humano frente às dificuldades do cotidiano com a solidez da vida de uma árvore, e "Sotaque da Terra", identificação do autor com a origem da sua terra.

Para quem se interessar em comprar "Raiz de Orvalho & Outros Poemas", eu preciso alertar: este livro é dificílimo de encontrar. Nenhuma editora brasileira o tem em catálogo. Ele está disponível em Portugal. Por isso, a maneira mais fácil de adquiri-lo é comprando a versão eletrônica (e-book) de alguma livraria portuguesa. Foi o que eu fiz.

Gostou da seleção de autores e de obras do Desafio Literário? Que tal o Blog Bonas Histórias? Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário aqui. Para saber mais sobre as Análises Literárias do blog, clique em Desafio Literário. E não deixe de curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page