top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 42 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Desafio Literário de maio/2015: Nick Hornby


Desafio Literário: Nick Hornby

O mês de abril, no Desafio Literário, foi de Mia Couto, o escritor moçambicano que apresenta toda a magia, a diversidade e a riqueza cultural da sua região e do seu povo. Agora, em maio, será a vez de Nick Hornby, autor britânico especializado em falar de música, de esporte e de personalidades imaturas. Ou seja, a mudança será radical! Sairemos da África e iremos para a Inglaterra. Deixaremos a poesia, o lirismo, os neologismos e a linguagem coloquial do moçambicano comum e avançaremos para o mundo pop contemporâneo inglês. Abandonaremos o universo místico africano e adotaremos a realidade concreta do nosso cotidiano.

Quem já acompanha o Blog Bonas Histórias deve conhecer o Desafio Literário, coluna que analisa mensalmente um escritor previamente selecionado. Assim, tenho 30 dias para ler seus livros mais relevantes, criar uma resenha crítica para cada obra lida e, no final do período, montar uma avaliação do perfil literário e artístico deste autor.

Sendo Hornby o escolhido do Desafio Literário de maio, a ideia é, ao final deste mês, ter uma visão completa das principais obras e das características literárias deste escritor. Para tal, a meta é analisar cinco dos seus livros: "Febre de Bola" (Companhia das Letras), "Alta Fidelidade" (Companhia das Letras), "Uma Longa Queda" (Companhia das Letras), "Um Grande Garoto" (Rocco) e o recente "Funny Girl" (Companhia das Letras). Acredito que com esse portfólio de leitura, poderei apresentar um panorama completo e preciso sobre o autor britânico e seu trabalho.

Desafio Literário: Nick Hornby

Nick Hornby tem 58 anos e se posiciona como um escritor de temas corriqueiros. Ele escreve sobre esporte, música e relações pessoais conflitosas. Seus personagens são tradicionalmente obsessivos por algum assunto específico, sendo normalmente imaturos e presos na "eterna adolescência". Dos 18 livros que já lançou (com vendas de cinco milhões de exemplares no mundo), nove foram publicados aqui no Brasil pela Companhia das Letras.

O primeiro livro publicado por Hornby foi "Febre de Bola" em 1992, tendo como tema o futebol. Depois vieram "Alta Fidelidade" em 1995, sobre os fracassos dos relacionamentos amorosos de um colecionador de discos. Ainda na década de 1990, foi lançado "Um Grande Garoto" sobre um ricaço que vivia depressivo com a herança recebida. Nos anos 2000, vieram mais quatro títulos relevantes: "Como ser Legal", "Uma Longa Queda", "Slam" e " Juliet, Nua e Crua". No ano passado chegou por aqui "Funny Gir", o mais recente livro do autor.

Vamos embarcar nessa viagem para conhecer mais e melhor este escritor! Você é meu convidado nessa aventura. Fique atento aos posts deste mês e conheça mais sobre Nick Hornby. Esse é o nosso desafio em maio!

Gostou da seleção de autores e de obras do Desafio Literário? Que tal o Blog Bonas Histórias? Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário aqui. Para saber mais sobre as Análises Literárias do blog, clique em Desafio Literário. E não deixe de curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page