top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 42 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Mercado Editorial – Livros Mais Vendidos no Brasil em 2014


Mercado Editorial - Livros Mais Vendidos em 2014

O ano passado foi barra-pesada para o mercado editorial brasileiro. Apesar do faturamento de 2014 ainda não ter sido consolidado, é dada como certa uma retração econômica nesse setor. A previsão dos especialistas é de uma diminuição de receita entre 4% a 6% na venda de livros no país. Em meio ao desânimo e a frustração que toma conta de livrarias e editoras, há aqueles autores e livros que foram bem-sucedidos. Estamos falando, é claro, dos best-sellers.

Quais foram as obras e os autores mais comercializados no Brasil em 2014, hein? Aposto que muitos leitores do Blog Bonas Histórias também estão interessados em saber essa resposta. Para solucionar de vez esta dúvida, apresento neste post da coluna Mercado Editorial os dados do PublishNews, a fonte mais confiável do mercado nacional. O PublishNews divulgou recentemente os números consolidados da venda de livros em livrarias em nosso país no ano passado.

A liderança ficou novamente com títulos religiosos, obras de autoajuda e romances internacionais. Essa parece ser a preferência dos leitores brasileiros nos últimos anos. Eles leem, principalmente, livros religiosos, publicações com mensagens motivacionais, ficção produzida originalmente em língua inglesa e romances fantásticos. Curiosamente, essa última subcategoria narrativa não teve nenhum livro entre os 12 best-sellers do país em 2014.

Ranking dos livros mais comprados nas livrarias brasileiras em 2014

Com essa pequena introdução, podemos verificar com mais critério o ranking dos livros mais comprados nas livrarias brasileiras em 2014. Veja, a seguir, a lista dos best-sellers no Brasil segundo o PublishNews:

1) “Nada a Perder” – Edir Macedo (Brasil) - Planeta - 870 mil unidades.

2) “A Culpa é das Estrelas” – John Green (Estados Unidos) - Intrínseca - 646 mil unidades.

3) “Ansiedade: Como Enfrentar o Mal do Século” – Augusto Cury (Brasil) - Saraiva - 362 mil unidades.

4) “Destrua Este Diário” – Keri Smith (Canadá) - Intrínseca - 347 mil unidades.

5) “Se Eu Ficar” – Gayle Forman (Estados Unidos) – Novo Conceito - 179 mil unidades.

6) “Quem é Você, Alasca” – John Green (Estados Unidos) – WMF Martins Fontes - 165 mil unidades.

7) “Cidade de Papel” – John Green (Estados Unidos) - Intrínseca - 149 mil unidades.

John Green - Escritor mais vendido no Brasil em 2014

8) “Não Se Apegue, Não” – Isabela Freitas (Brasil) - Intrínseca - 142 mil unidades.

9) “O Pequeno Príncipe” – Antoine Saint-Exupéry (França) - Agir - 136 mil unidades.

10) “A Menina que Roubava Livros” – Markus Zusak (Austrália) – Intrínseca - 126 mil unidades.

11) “O Teorema Katherine” – John Green (Estados Unidos) - Intrínseca - 99 mil unidades.

12) “Kairós” – Padre Marcelo Rossi (Brasil) - Principium - 98 mil unidades.

Gostou deste post e do conteúdo do Blog Bonas Histórias? Se você se interessa por informações do mercado editorial, deixe aqui seu comentário. Para acessar outras notícias dessa área, clique em Mercado Editorial. E aproveite para curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.


A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page