Filmes: Enquanto Somos Jovens - Comédia sobre o envelhecimento
- Ricardo Bonacorci
- 13 de jun. de 2015
- 3 min de leitura

"Enquanto Somos Jovens" (While We're Young: 2014) é o melhor filme em cartaz no momento. A comédia dirigida por Noah Baumbach (do belo "Frances Ha", de 2012) tem Bem Stiller e Naomi Watts nos papéis principais e Adam Driver e Amanda Seyfried como coadjuvantes.
O enredo de "Enquanto Somos Jovens" aborda a vida do casal Cornelia (Naomi Watts) e Josh Srebnick (Ben Stiller). Casados há muitos anos, eles chegam à fase madura (quarenta anos de idade) sem filhos e com a vida totalmente estabilizada profissional, financeiramente e no âmbito pessoal. Contudo, eles ficam incomodados com o envelhecimento. Seus principais amigos vivem de forma conservadora, se dedicando quase que exclusivamente aos filhos. Cornelia e Josh não querem isto para eles. Dessa forma, os dois ficam encantados com a recente amizade com o casal Jamie (Adam Driver) e Darby (Amanda Seyfried), bem mais novos do que eles e mais liberais. Os jovens incentivam o casal mais velho a mudar seu estilo de vida. Cornelia e Josh voltam, assim, a fazer coisas típicas da juventude. A graça do longa-metragem está na tentativa do maduro casal em parecer e em tentar ser mais jovem.
"Enquanto Somos Jovens" é um filme ao mesmo tempo engraçado e crítico. O amadurecimento e o envelhecimento são temas já dominados pelo diretor Noah Baumbach. Ele já trabalhou este assunto com brilhantismo em Frances Ha, filme cult de 2012. Agora, a questão da passagem do tempo é apresentada de outra maneira: de forma leve, cômica e com um olhar sem preconceitos. Impossível não se emocionar com as angústias e com as cenas cômicas dos personagens desta produção.

Interessante também ver a atuação de Ben Stiller. Depois de muito tempo associado às produções de baixa categoria (séries "Uma Noite no Museu" e "Entrando Numa Fria" e filmes ao estilo de "Quero Ficar com Polly" e "Escola de Idiotas"), o ator parece ter encontrado roteiros onde pode explorar suas qualidades. Depois do excelente trabalho no belo filme "A Vida Secreta de Walter Mitty" (The Secret Life of Walter Mitty: 2013), Stiller mantém sua melhor forma. Ao lado do seu carisma e da comicidade típica, o ator consegue mexer com o público através do drama vivido pelo seu personagem. Não é fácil envelhecer e Stiller consegue com muita qualidade passar as angústias e os medos vivenciados pelo seu personagem. Vamos torcer para que o ator continue acertando nas escolhas em suas novas produções. Só assim, ele poderá explorar verdadeiramente suas qualidades e demonstrá-las ao público.
Um ponto interessante de "Enquanto Somos Jovens" é a grande quantidade de citações de outras obras artísticas: da literatura, da música e do cinema. Repare, quando você for assistir ao filme, a essas referências. Elas dão profundidade e conteúdo para as discussões dos personagens.
Outra questão curiosa do filme é a mudança de valores entre os casais principais. Enquanto a dupla mais velha é totalmente conectada ao mundo tecnológico e está antenada aos acontecimentos do momento, a dupla mais jovem é adapta do estilo antigo, mais analógico (ouve fita K7, valoriza o estilo vintage e recusa a tecnologia). Esse contraste dá origem a muitas cenas engraçadas.
"Enquanto Somos Jovens" é uma comédia muito acima da média e merecedora de ser vista. Assista ao seu trailer:
O que você achou deste post e do conteúdo do Blog Bonas Histórias? Não se esqueça de deixar seu comentário. Se você é fã de filmes novos ou antigos e deseja saber mais notícias da sétima arte, clique em Cinema. E aproveite também para curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.