• Ricardo Bonacorci

Gastronomia: Primo Basílico - O primeiro pizza-bar de São Paulo


Ontem eu fui ao Primo Basílico, localizado no Jardim América (Alameda Gabriel Monteiro da Silva). Inaugurada em 1991, a pizzaria inovou na época ao trazer para São Paulo o conceito do pizza-bar. Ao invés de ser um estabelecimento com o jeitão das cantinas italianas, como quase todos os concorrentes (garçom de smoking, toalha de pano na mesa, pizza de massa fina, redondas com os sabores tradicionais e decoração nas cores verde, vermelha e branca, fazendo referência à Itália), o Primo Basílico inverteu esta lógica ao proporcionar uma ambientação divertida, atendentes jovens e descolados, pizzas diferenciadas (massa grossa e com novas opções de ingredientes e sabores) e novas alternativas para servir o produto (ao estilo aperitivo).

Sua pizza foi eleita a melhor de São Paulo e a casa aparece constantemente entre as principais da cidade. O sucesso atraiu artistas, personalidades e famílias do bairro, transformando o lugar em um sucesso de crítica e de público. Estava criada uma marca das mais charmosas da cidade.

Na minha visita da noite passada a esta pizzaria (a segunda só neste mês), novamente fui muito bem atendido e saí encantado com a pizza. Ela realmente é de excelente qualidade. Comi a Primo Basílico (uma combinação interessante de mussarela de búfala, rodelas de tomate caqui e presunto do tipo parma) e a Quatro Queijos (mussarela, Catupiry, gorgonzola e parmesão). A massa (grossa) é de ótima qualidade, conferindo ainda mais sabor ao prato. O valor da redonda é entre R$ 60,00 e R$ 70,00.

A ambientação do lugar também é de se elogiar. O clima em seu interior é gostoso e agradável. O cliente se sente em um mix de bar sofisticado com uma pizzaria de alto nível.

Não vejo a hora de voltar lá. Quem sabe ainda este mês...

Que tal este post e o conteúdo do Bonas Histórias? Compartilhe sua opinião conosco. Para conhecer as demais críticas gastronômicas do blog, clique na coluna Gastronomia. E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook.

#restaurante #Gastronomia #SãoPaulo #Pizzaria #Pizza #Pizzabar #Bar

A Editora Pomelo é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
BonaBelle Design & Organização é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Epifania Conteúdo Inteligente é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Keli Quitutes

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura e entretenimento desenvolvido por Ricardo Bonacorci desde 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, teatro, exposição e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 39 anos e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

Bonas Histórias | blog de literatura, cultura e entretenimento | bonashistorias.com.br

Blog de literatura, cultura e entretenimento