• Ricardo Bonacorci

Desafio Literário de julho/2015: John Green


O mês de julho no Desafio Literário será dedicado a John Green, um dos mais importantes escritores norte-americanos da atualidade. Apesar de jovem, tem apenas 37 anos, ele já conseguiu angariar um público fiel, principalmente entre os adolescentes, e o respeito da crítica especializada.

Best-seller internacional, John Green se destaca pela atenção que dá aos seus leitores. Recentemente, o escritor veio à Bienal do Livro de São Paulo e participou da pré-estreia de uma de suas obras no Rio de Janeiro. Nesses dois eventos, foi extremamente atencioso com os fãs e com os jornalistas. Desde 2007, John Green mantém, junto com o irmão, um canal no Youtube chamado "Vlogbrothers" no qual interage com os internautas postando vídeos sobre os mais variados assuntos. “(O canal) Não é sobre nada em especial. Falamos da nossa vida, fazemos os outros rirem... As pessoas parecem gostar e se divertir com isso”, disse Green sobre o videoblog. A página é uma das mais populares da Internet mundial. O escritor é tão querido pelos seus fãs que há poucos dias ganhou uma data em sua homenagem em sua cidade natal, Indianápolis. O dia 14 de julho é oficialmente o Dia de John Green (John Green Day, no original).

A crítica não se cansa de elogiá-lo e premiá-lo. John Green ganhou o Printz Medal, o Pintz Honor da American Library Association e o Edgar Awards, além de ter sido finalista duas vezes no prêmio do LA Times. Suas obras frequentam constantemente a lista dos mais vendidos do The New York Times.

O grande sucesso de Green é o livro "A Culpa é das Estrelas" (Intrínseca), transformado em filme no ano passado. Além dessa obra, a editora Intrínseca lançou, no Brasil, mais três títulos do autor: "Cidades de Papel", história que neste ano ganhou as telas do mundo todo, "Quem é Você, Alasca?", obra de estreia do autor, publicada em 2005, e "O Teorema Katherine", o segundo livro da carreira do escritor, lançado já no ano seguinte à sua estreia. Todas estas obras estão presentes na lista dos mais vendidos do mercado editorial brasileiro. Além desses títulos, John Green lançou outros dois livros em parceria com colegas escritores: "Deixe a Neve Cair" (Rocco) com Maureen Johnson e Lauren Myracle e "Will & Will" (Record) com David Levithan.

Destas publicações, eu li apenas a primeira ("A Culpa é das Estrelas") no meio do ano passado. Ou seja, precisarei ler as outras três ("Cidades de Papel", "Quem é Você, Alasca?" e "O Teorema Katherine") ao longo deste mês para ter uma visão completa desse conceituado escritor. Focarei minha análise exclusivamente nas publicações exclusivas do autor, descartando no momento as parcerias literárias com outros escritores.

John nasceu em Indianápolis, Indiana, nos Estados Unidos, em agosto de 1977. A família do escritor se mudou quando ele ainda era bebê para a Flórida, onde passou a infância e adolescência. Formado em 2000, em Língua Inglesa e Estudos Religiosos, Green trabalhou alguns anos em Chicago em um jornal local como assistente de produção e editor e em Nova York como crítico literário para uma revista, antes de voltar para sua cidade natal. Atualmente, ele mora em Indianápolis com a esposa e seus dois filhos.

Conhecido como porta-voz do público adolescente, John Green e suas obras são aclamados pelos jovens. O autor norte-americano escreve histórias sensíveis, profundas e engraçadas tendo essencialmente personagens recém-saídos da puberdade. Suas histórias giram em torno do universo adolescente: o primeiro amor, o desejo de sair de casa e explorar o mundo, o receio da morte precoce, a incompreensão da sociedade, os conflitos de relacionamento e o universo escolar. O grande mérito de John está em abordar esses temas com grande naturalidade, como se ele tivesse a idade das suas personagens e pensasse como elas. Outras características fortes das obras de Green são a rica e dinâmica narrativa, a composição de personagens complexas e envolventes e o humor que embala todos os momentos da trama.

Ao longo desse mês, no Desafio Literário de julho, iremos conhecer mais sobre John Green e suas obras. Fique ligado no Blog Bonas Histórias e não perca as análises deste grande escritor.

Gostou da seleção de autores e de obras do Desafio Literário? Que tal o Blog Bonas Histórias? Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário aqui. Para saber mais sobre as Análises Literárias do blog, clique em Desafio Literário. E não deixe de curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.

#JohnGreen

A Editora Pomelo é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
BonaBelle Design & Organização é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Epifania Conteúdo Inteligente é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Keli Quitutes

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura e entretenimento desenvolvido por Ricardo Bonacorci desde 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, teatro, exposição e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 39 anos e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

Bonas Histórias | blog de literatura, cultura e entretenimento | bonashistorias.com.br

Blog de literatura, cultura e entretenimento