top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 42 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Filmes: Uma Nova Amiga - A nova polêmica de Fançois Ozon


Uma Nova Amiga (Une Nouvelle Amie: 2014)

Nesta segunda-feira, assisti ao filme "Uma Nova Amiga" (Une Nouvelle Amie: 2014). Trata-se de mais uma polêmica produção de Fançois Ozon, um dos principais diretores franceses da nova geração, que se destacou com os filmes "8 Mulheres" (8 Femmes: 2002) e "Swimming Pool - À Beira da Piscina" (Swimming Pool: 2003). É dele também o incrível "Dentro de Casa" (Dans la Maison: 2012), talvez o melhor filme que vi naquele ano.

Em "Uma Nova Amiga", Claire (interpretada por Anaïs Demoustier) promete a sua melhor amiga, Laura (Isild Le Besco), no leito de morte desta, cuidar da filha recém-nascida dela e do viúvo, David (Romain Duris). As duas eram amigas de infância e, até então, eram inseparáveis. Com a morte de Laura, Claire decide cumprir a promessa e vai até a casa da falecida para ver como estão a filha e o marido desta. E na primeira visita à residência, ela é surpreendida por um segredo íntimo de David (não vou revelar para não perder a graça de quem for assistir ao filme). O segredo acaba aproximando os dois. Claire e David se tornarão próximos. Muito próximos! As revelações de David, ao mesmo tempo, chocam Claire e a atraem, abrindo caminho para o estabelecimento de uma estranha e complicada relação entre os dois.

Este é mais um daqueles filmes de Fançois Ozon que ficarão marcados em nossa memória. O diretor francês é excelente e esta produção também foi muito bem feita. "Uma Nova Amiga" foi destaque em diversos festivais de cinema no ano passado, ganhando o Festival de San Sebastian e permitindo que Romain Duris concorresse ao prêmio de melhor ator no Cesar (o Oscar do cinema francês). Realmente, o ator esteve primoroso no papel de David. Anaïs Demoustier também esteve muito bem como Claire.

O ponto forte desta produção, contudo, está na intricada e insólita relação entre os dois personagens principais. Ora eles se atraem, ora de afastam, em um jogo de sedução nada fácil de compreender. Há também certo humor na história. Algumas passagens da narrativa de tão diferentes se tornam cômicas.

Filme Uma Nova Amiga

Em alguns momentos, "Uma Nova Amiga" ganha contornos oníricos e psicanalíticos, o que enriquece ainda mais a trama. Os sonhos e as lembranças da infância de Claire evidenciam as intenções, os desejos e as dúvidas dela em relação ao presente. Compreender as vontades reais da moça é a chave para entender a luta interna na qual ela precisa enfrentar para solidificar a sua relação com David.

O ritmo do filme é muito ágil, principalmente no começo. Não se perde tempo com enrolações e frescuras. A fotografia do longa-metragem também é impecável. As imagens são lindas, aproveitando muito bem os cenários, as paisagens e o interior das residências.

"Uma Nova Amiga", quando foi lançado na França, gerou muita polêmica. Afinal, a relação entre David e Claire não é nada convencional e foge dos estereótipos da sociedade. Além disso, a maioria dos personagens tem sua sexualidade questionada em algum momento do filme. Nada é fácil de compreender quando estamos falando dos desejos humanos. E abordar esse tema é o grande mérito deste longa-metragem. Imperdível!

Veja o trailer desta produção francesa:

O que você achou deste post e do conteúdo do Blog Bonas Histórias? Não se esqueça de deixar seu comentário. Se você é fã de filmes novos ou antigos e deseja saber mais notícias da sétima arte, clique em Cinema. E aproveite também para curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page