• Ricardo Bonacorci

Exposições: Ocupação Elomar - Do Sertão para São Paulo


Nesta semana, eu descobri uma bela exposição sendo apresentada no Itaú Cultural da Avenida Paulista. Trata-se da "Ocupação Elomar", mostra dedicada a revelar o universo do artista Elomar Figueira Mello.

Elomar nasceu no interior da Bahia e vive em sua fazenda no meio do Sertão nordestino. Mais conhecido por sua música, que é uma mistura das canções populares (dos cancioneiros nordestinos) com o erudito (tradicional música ibérica e árabe do período colonial português), o baiano tem um estilo próprio e muito peculiar. Formado em arquitetura, Elomar também desenvolveu projetos arquitetônicos, escreveu peças de teatro, criou poesias, publicou romances e pintou telas. Ou seja, é um artista versátil que consegue retratar como poucos o dia a dia e a vida do sertanejo.

Para divulgar as obras e um pouco da carreira de Elomar Figueira Mello, o Itaú Cultural montou uma pequena casa da fazenda em seu espaço térreo. A casa faz referência à residência atual de Elomar, localizada em Vitória da Conquista, na Bahia, e chamada de Casa dos Carneiros. A aridez do solo, as janelas tipicamente rurais, as cercas, os animais e a música nordestina dão uma excelente ambientação para o lugar, agradando o público visitante da exposição. Dentro da casa, é possível ver os registros, os objetos e as memórias que inspiraram o artista em todas as vertentes. Destaque para as músicas.

Mesmo sendo uma pequena exposição, achei a "Ocupação Elomar" muito bem feita, com apresso aos detalhes e preocupada em apresentar todas as facetas do artista. Eu recomendo uma visita. A duração aproximada é de uma hora (para quem for detalhista como eu). A mostra é gratuita e ficará em cartaz até o dia 23 de agosto no Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149 - térreo).

Gostou deste post e do conteúdo do Bonas Histórias? Deixe sua opinião sobre as matérias do blog. Para acessar as demais análises desta coluna, clique em Exposições. E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook.

#ElomarFigueiraMello #Exposição #Mostra #OcupaçãoItaúCultural #Música #MúsicaBrasileira #Pintura #Literatura #LiteraturaBrasileira #teatro

A Editora Pomelo é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
BonaBelle Design & Organização é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Epifania Conteúdo Inteligente é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Keli Quitutes

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura e entretenimento desenvolvido por Ricardo Bonacorci desde 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, teatro, exposição e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 39 anos e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

Bonas Histórias | blog de literatura, cultura e entretenimento | bonashistorias.com.br

Blog de literatura, cultura e entretenimento