Em setembro, o escritor escolhido pelo Blog Bonas Histórias para ser analisado no Desafio Literário é Harlan Coben. Assim, se prepare para entrar no mundo de mistério e suspense do norte-americano conhecido como "o mestre das noites em claro".
Harlan Coben nasceu em Newark, Nova Jersey, nos Estados Unidos, e tem 53 anos. Formado em Ciências Políticas, ele atualmente mora em Ridgewood, Nova Jersey, é casado e tem quatro filhos. Depois de trabalhar alguns anos no setor de turismo, Harlan enveredou para o mundo das letras, se tornando escritor, um sonho acalentado desde a adolescência.
Os seus dois primeiros romances publicados entre 1990 e 1991 não tiveram grande repercussão, sendo ignorados pela crítica e pelo público. Este panorama mudou quando Harlan criou, na metade da década de 1990, uma série policial com o personagem Myron Bolitar. Nela, um ex-jogador de basquete que virou agente esportivo investiga assassinatos. "Quebra de Confiança" (Arqueiro) é o primeiro livro desta coleção. Ao todo foram dez títulos lançados com o popular personagem e suas histórias de suspense. Houve também uma extensão desta série, com três livros protagonizados por Mickey Bolitar, sobrinho de Myron. "Refúgio" (Arqueiro) é o primeiro livro com Mickey como protagonista.
O sucesso das histórias de Myron Bolitar foi estrondoso. Coben ganhou os prêmios Edgar Allan Poe, Shamus e Anthony, sendo assim o primeiro escritor a receber o que a crítica chama de trinca de ases da literatura policial norte-americana. Assim, Harlan se consolidou como um dos principais autores do gênero nos Estados Unidos.
A partir de 2001, Harlan Coben passou a escrever romances independentes, desvinculados da série de Myron Bolitar. O escritor norte-americano praticamente passou a colocar nas livrarias uma novidade por ano. Primeiro veio "Não Conte a Ninguém" (Arqueiro), seu maior sucesso editorial até hoje. A história foi transformada em filme anos depois. "Confie em Mim" (Arqueiro) foi publicado em 2008 e já estreou no topo da lista das obras mais vendidas do New York Times. Mais recentemente, "Seis Anos Depois" (Arqueiro) foi lançado e repetiu o sucesso das obras anteriores do seu autor.
Harlan Coben teve seus livros traduzidos para mais de 41 idiomas, sendo best-seller em muitos países. Suas histórias são de mistério e de suspense. Normalmente, as tramas envolvem casos mal resolvidos do passado, homicídios e acidentes. As narrativas geralmente sofrem grandes reviravoltas, deixando o leitor sem saber em quem acreditar e em quem confiar.
Serão lidos e analisados neste mês os cinco livros citados aqui de Harlan Coben: "Seis Anos Atrás", "Não Conte a Ninguém", "Quebra de Confiança", "Refúgio" e "Confie em Mim". Portanto, ao final de setembro será possível ter uma noção mais ampla da literatura praticada por este best-seller. Vamos nessa!
Gostou da seleção de autores e de obras do Desafio Literário? Que tal o Blog Bonas Histórias? Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário aqui. Para saber mais sobre as Análises Literárias do blog, clique em Desafio Literário. E não deixe de curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.