• Ricardo Bonacorci

Desafio Literário de setembro/2015: Harlan Coben


Em setembro, o escritor escolhido pelo Blog Bonas Histórias para ser analisado no Desafio Literário é Harlan Coben. Assim, se prepare para entrar no mundo de mistério e suspense do norte-americano conhecido como "o mestre das noites em claro".

Harlan Coben nasceu em Newark, Nova Jersey, nos Estados Unidos, e tem 53 anos. Formado em Ciências Políticas, ele atualmente mora em Ridgewood, Nova Jersey, é casado e tem quatro filhos. Depois de trabalhar alguns anos no setor de turismo, Harlan enveredou para o mundo das letras, se tornando escritor, um sonho acalentado desde a adolescência.

Os seus dois primeiros romances publicados entre 1990 e 1991 não tiveram grande repercussão, sendo ignorados pela crítica e pelo público. Este panorama mudou quando Harlan criou, na metade da década de 1990, uma série policial com o personagem Myron Bolitar. Nela, um ex-jogador de basquete que virou agente esportivo investiga assassinatos. "Quebra de Confiança" (Arqueiro) é o primeiro livro desta coleção. Ao todo foram dez títulos lançados com o popular personagem e suas histórias de suspense. Houve também uma extensão desta série, com três livros protagonizados por Mickey Bolitar, sobrinho de Myron. "Refúgio" (Arqueiro) é o primeiro livro com Mickey como protagonista.

O sucesso das histórias de Myron Bolitar foi estrondoso. Coben ganhou os prêmios Edgar Allan Poe, Shamus e Anthony, sendo assim o primeiro escritor a receber o que a crítica chama de trinca de ases da literatura policial norte-americana. Assim, Harlan se consolidou como um dos principais autores do gênero nos Estados Unidos.

A partir de 2001, Harlan Coben passou a escrever romances independentes, desvinculados da série de Myron Bolitar. O escritor norte-americano praticamente passou a colocar nas livrarias uma novidade por ano. Primeiro veio "Não Conte a Ninguém" (Arqueiro), seu maior sucesso editorial até hoje. A história foi transformada em filme anos depois. "Confie em Mim" (Arqueiro) foi publicado em 2008 e já estreou no topo da lista das obras mais vendidas do New York Times. Mais recentemente, "Seis Anos Depois" (Arqueiro) foi lançado e repetiu o sucesso das obras anteriores do seu autor.

Harlan Coben teve seus livros traduzidos para mais de 41 idiomas, sendo best-seller em muitos países. Suas histórias são de mistério e de suspense. Normalmente, as tramas envolvem casos mal resolvidos do passado, homicídios e acidentes. As narrativas geralmente sofrem grandes reviravoltas, deixando o leitor sem saber em quem acreditar e em quem confiar.

Serão lidos e analisados neste mês os cinco livros citados aqui de Harlan Coben: "Seis Anos Atrás", "Não Conte a Ninguém", "Quebra de Confiança", "Refúgio" e "Confie em Mim". Portanto, ao final de setembro será possível ter uma noção mais ampla da literatura praticada por este best-seller. Vamos nessa!

Gostou da seleção de autores e de obras do Desafio Literário? Que tal o Blog Bonas Histórias? Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário aqui. Para saber mais sobre as Análises Literárias do blog, clique em Desafio Literário. E não deixe de curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.

#HarlanCoben

A Editora Pomelo é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
BonaBelle Design & Organização é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Epifania Conteúdo Inteligente é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Keli Quitutes

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura e entretenimento desenvolvido por Ricardo Bonacorci desde 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, teatro, exposição e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 39 anos e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

Bonas Histórias | blog de literatura, cultura e entretenimento | bonashistorias.com.br

Blog de literatura, cultura e entretenimento