top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 42 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Livros: Não Conte a Ninguém - O principal romance de Harlan Coben


Não Conte a Ninguém de Harlan Coben

Terminei ontem à noite o livro "Não Conte a Ninguém" (Arqueiro). Esta é a principal obra de Harlan Colen. Lançado originalmente em 2001, o título se tornou o maior best-seller do escritor norte-americano até hoje. Em 2006, a trama foi adaptada para o cinema pelo cineasta francês Guillaume Canet ("Ne Le Dis à Personne"), ganhando vários prêmios, entre eles o Lumiere e o Cesar (o Oscar francês).

A história de "Não Conte a Ninguém", assim como a de "Seis Anos Depois", é sobre um caso de amor interrompido bruscamente. Dessa vez, entretanto, ao invés da moça fugir (como ocorreu na outra obra), ela morre de forma trágica. O médico David Beck estava casado com a advogada Elizabeth há menos de um ano quando ela foi assassinada. Apesar do pouco tempo de matrimônio, os dois já estavam juntos havia treze anos, quando se beijaram pela primeira vez na beira de um lago na cidade natal deles. Por isso, todos os anos, o casal ia até esse lugar para comemorar o início do relacionamento.

No dia em que completavam treze anos juntos, Dr. Beck e Elizabeth sofreram um ataque terrível. Ao saírem do lago, onde nadaram, eles foram atacados por um serial killer. O médico sofreu graves fraturas na cabeça, mas acabou se recuperando semanas depois no hospital. Sua esposa não teve a mesma sorte. Ela foi assassinada pelo psicopata com requintes de crueldade. O serial killer foi, mais tarde, localizado e preso, encerrando o caso policial.

Harlan Coben

Oito anos mais tarde, dois corpos são achados na beira do lago com o taco de beisebol utilizado para nocautear David. Essas evidências fazem com que a polícia reabra o inquérito do passado com uma considerável mudança: dessa vez, Dr. Beck passa a ser um dos suspeitos pelo assassinato da esposa. Os agentes do FBI, responsáveis pela investigação, acreditam que o marido matou a mulher e forjou as provas para incriminar o serial killer.

Ao mesmo tempo em que passa a ser investigado pela polícia, Dr. Beck recebe um e-mail estranho com o vídeo de sua antiga esposa. Em uma imagem ao vivo, Elizabeth aparece para ele mostrando-se viva. Isso seria loucura, fruto da imaginação dele, ou ela está mesmo viva? Como isto é possível? Enquanto precisa fugir da polícia, que a cada dia acredita mais em sua culpada, David passa a investigar por conta própria o que realmente aconteceu oito anos atrás.

Livro Não Conte a Ninguém

"Não Conte a Ninguém" é um ótimo livro. Ele possui todos os elementos de uma boa história de suspense e de mistério. Harlan Coben consegue, mais uma vez, prender a atenção do leitor para os segredos da sua trama. Ou seja, não é à toa que este é o maior best-seller do autor. Se bem que gostei mais de "Seis Anos Depois" (Arqueiro). Em minha opinião, o outro livro é mais surpreendente.

Como é característica de Coben, a narrativa de "Não Conte a Ninguém" flui rapidamente. Logo no início da obra, Elizabeth morre, desencadeando novos fatos e consequências. Tudo acontece de maneira veloz nesta história, como deve ser uma boa trama policial. A narrativa mistura às vezes a primeira pessoa (Dr. Beck é quem conta parte da história) com a terceira.

Os personagens são apresentados aos poucos, durante todo o livro. Os vários quebra-cabeças soltos são aos poucos encaixados, a medida que vamos conhecendo melhor os personagens. Há muitas cenas de ação, com perseguições, fugas e tiroteio. Algumas dessas cenas não conseguem fugir do clichê das tramas e dos filmes policiais, porém isso não atrapalha a história.

Harlan Coben

As reviravoltas na trama também acontecem o tempo inteiro. Quando você acha que está compreendendo o que aconteceu, um novo fato ou um novo personagem alteram completamente o panorama. Você só saberá o que realmente aconteceu na última linha do livro, nas últimas palavras escritas pelo autor.

Belo livro!

Gostou da seleção de autores e de obras do Desafio Literário? Que tal o Blog Bonas Histórias? Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário aqui. Para saber mais sobre as Análises Literárias do blog, clique em Desafio Literário. E não deixe de curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page