top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 42 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Livros: Confie em Mim - A alta tensão dos conflitos familiares por Harlan Coben


Confie em Mim de Harlan Coben

Concluí, ontem, a leitura de "Confie em Mim" (Arqueiro), romance de Harlan Coben. Este é o terceiro livro do escritor norte-americano que analiso para o Desafio Literário do Blog Bonas Histórias. Eu havia começado a leitura desta obra na segunda-feira e em menos de três dias já a tinha finalizado. Gostei muito das mais de 300 páginas desta publicação. Editado originalmente em 2008 nos Estados Unidos e em 2009 no Brasil, este livro demonstra com clareza não apenas a maturidade, mas também o desenvolvimento do estilo literário de Harlan Coben.

Achei "Confie em Mim" um tanto diferente de "Seis Anos Depois" (Arqueiro) e "Não Conte a Ninguém" (Arqueiro). Escrevo isto de forma positiva. Enquanto as duas primeiras obras contavam histórias de homens à procura de mulheres desaparecidas, neste o enredo está mais ligado às relações familiares: entre pais e filhos e maridos e esposas. Desta forma, o livro debate temas polêmicos como o uso de drogas, a facilidade de acesso às informações pela internet, o direito dos pais em espionar os filhos, o suicídio na adolescência, a melhor maneira de se educar as crianças, etc. Ou seja, "Confie em Mim" sai um pouco daquela receita de bolo desenvolvida por Coben: trama na qual um homem apaixonado fica correndo atrás da mulher que sumiu misteriosamente.

Harlan Coben

"Confie em Mim" pode ser definido como uma coleção de várias histórias fragmentadas que se sucedem no subúrbio de Livingston. Acontecem muitas coisas ao mesmo tempo, que aos poucos vão se interligando uma as outras, formando uma história só. A narrativa principal é focada na família Baye. Adam, o filho mais velho de Mike e Tia, é um adolescente que se vê envolto em um mistério: o suicídio do seu melhor amigo, Spencer. Adam fica muito abalado com morte de Spencer e passa a agir de maneira muito suspeita. Mike e Tia passam a investigar o filho até o garoto desaparecer de casa. Aí começa a busca obstinada da família por Adam.

Além dos dramas da família Baye, temos: o assassinato de duas mulheres (Marianne e Reba) por uma dupla de psicopatas (Nash e Pietra); a busca obstinada de Susan Loriman para salvar seu filho de 11 anos (Lucas) que precisa de um transplante de rim; as tentativas de Betsy Hill (mãe de Spencer) em descobrir o que realmente aconteceu com seu filho na fatídica noite do suicídio do garoto; os problemas no trabalho de Loren Muse, a nova chefe da polícia; e a disputa entre Guy Novak e o professor Joe Lewiston. Joe ofendeu Yasmin Novak, filha de Guy, e destruiu a infância da garota, alimentando a vontade de vingança do pai da menina.

Perceba que é muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Isso torna o livro dinâmico e com muita ação. Curiosamente, o excesso de tramas não o deixa confuso nem desalinhado. Coben consegue amarrar muito bem todas as histórias, conferindo um ritmo alucinante à obra.

Livro Confie em Mim

Como uma boa obra de Harlan Coben, aqui também não faltam reviravoltas. Você acha que vai acontecer uma coisa, depois acaba acontecendo outra e no final não é nada daquilo que você imaginava nas duas primeiras vezes. Quem gosta deste expediente, como eu, irá adorar o livro sem dúvida nenhuma.

Os climas de suspense e de mistério permanecem o tempo inteiro ao longo da trama. É difícil desgrudar das páginas do livro. Eu, por exemplo, tinha imaginado que iria ler "Confie em Mim" em uma semana e o terminei em apenas três dias, tamanho foi o meu fascínio e a vontade de chegar logo ao final da narrativa.

Uma novidade que detectei neste livro foi o aparecimento de alguns comentários do autor sobre os temas debatidos na trama. Harlan Coben normalmente é muito econômico em suas análises. Essa é uma das razões para seus livros serem dinâmicos e ágeis. O escritor prioriza as cenas de ações em detrimento às reflexões. Aqui, pela primeira vez, surgem comentários analíticos. Gostei disso! Coben consegue acrescentar reflexões na medida certa ao livro, sem atrapalhar o ritmo das histórias.

Harlan Coben

"Confie em Mim" é um ótimo livro, com cenas de pura adrenalina, personagens muito bem constituídos, dramas por todos os lados e muito, muito mistério e suspense. Ele está a altura de "Seis Anos Depois" e de "Não Conte a Ninguém", que também são ótimas obras. Também não seria nenhum exagero dizer que ele seja até melhor do que as outras duas publicações mais famosas. O certo mesmo é que gostei muito de "Confie em Mim" e o recomendo. Ótima leitura para você!

Gostou da seleção de autores e de obras do Desafio Literário? Que tal o Blog Bonas Histórias? Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário aqui. Para saber mais sobre as Análises Literárias do blog, clique em Desafio Literário. E não deixe de curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page