top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 42 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Rádio: Entrevista de Ricardo Bonacorci na Gazeta AM


Entrevista de Ricardo Bonacorci na rádio Gazeta AM

Na sexta-feira retrasada, dia 25 de setembro, eu fui entrevistado pela rádio Gazeta AM. O debate, com os jornalistas Lucas Strabko, Augusto Cesar e Paulo Sousa, era sobre a carreira de um ghost writer. Como não consegui postar o áudio desta parte do programa neste post, reproduzo, abaixo, a matéria colocada no ar do site do programa. Confiram!

Entrevista com o ghost writer Ricardo Bonacorci:

A Rádio Gazena AM conversou com o ghost writer Ricardo Bonacorci, autor de livros de gestão e mantenedor do Blog Bonas Histórias. Ele nos contou sobre sua profissão:

"Um ghost writer basicamente é um escritor que não aparece para o público. Ele escreve obras, principalmente livros, em nome de outras pessoas. Assim, o dia-a-dia é escrever e pesquisar".

Ricardo também comenta a importância de sua trajetória profissional para se tornar um ghost writer:

"Eu fui publicitário até completar 30 anos. Então, tive a crise dos 30 e replanejei minha vida. Percebi que o que eu gostava era de escrever. Eu não considero que tenha feito completamente essa transição. Imagino que em 2 ou 3 anos consiga trabalhar exclusivamente como escritor".

Sobre ser ético, o ghost writer é pragmático:

"Se é combinado, não vejo problemas. O que eu acho errado é quando uma pessoa se utiliza de conceitos, palavras, conteúdo do outro. Isso é antiético. Até por que, muito dos conceitos que o ghost writer escreve nos livros vêm de pessoas como executivos ou consultores. Eu pego os conceitos e transformo em palavras. O conceito é deles, e não meu".

O anonimato não é um problema para um ghost writer, conforme esclarece Ricardo Bonacorci:

"Eu adoro não ser reconhecido. Quando mais eu ficar desaparecido, melhor. Eu gosto é de escrever e quando as pessoas gostam do livro. Pra mim, um livro é um filho que eu coloco no mundo. Enfim, não tenho muita vaidade e até gosto de ficar em segundo plano"

Finalmente, Ricardo fala sobre o maior desafio da carreira de ghost writer:

"Cada livro tem suas histórias, sua temática. Precisa ser pesquisado pra escrever com a linguagem da pessoa e o estilo que ela quer. Esse é o grande desafio".

Essa foi a entrevista do ghost writer e mantenedor do Blog Bonas Histórias, Ricardo Bonacorci.

Que tal o conteúdo do Bonas Histórias? Compartilhe sua opinião conosco. Para conhecer os demais posts dessa coluna, clique em TV, Rádio e Internet. E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook.

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page