Nesta semana, eu li o livro "Inteligência Mercadológica" (Gente) de José Augusto Minarelli. O autor é sócio da Lens & Minarelli Associados, uma consultoria especializada em recolocação profissional e em aconselhamento de carreira, e foi um dos precursores do Outplacemen no Brasil, no início da década de 1980.
Eu conheci o empresário e escritor faz três meses em uma reunião na editora Évora. Ele pretende lançar no ano que vem um novo livro que reúna boa parte do conteúdo criado e desenvolvido por ele ao longo de sua carreira. A publicação será dirigida para quem estiver à procura de trabalho. Para conhecer um pouco mais do Minarelli e do Outplacemen, li "Inteligência Mercadológica", sua obra de maior sucesso.
O livro é muito bom. O autor consegue abrir a mente do leitor para a importância de analisar mercadologicamente o mercado de trabalho e atuar na busca e na fidelização de clientes. Além disso, é possível perceber a importância do Networking e da boa comunicação com o mercado de trabalho.
Curiosamente, ao ler esta obra, percebemos que a maioria das pessoas, quando está à procura de trabalho ou quando possui um emprego, acaba fazendo tudo o que o Marketing Pessoal não recomenda. Aí fica difícil conseguir um novo trabalho rapidamente ou se manter por muito tempo no emprego.
A linguagem do livro é super acessível e a obra é recheada de exemplos práticos e reais. A experiência de Minarelli nesta área é muito grande e ele sabe como transferir estes conhecimentos para as páginas da publicação. A leitura é rápida e prazerosa. Quem precisa dar uma reavaliada em sua carreira profissional ou quem está à procura de um novo trabalho, recomendo "Inteligência Mercadológica".
Gostou deste post e do conteúdo do Blog Bonas Histórias? Se você é fã de literatura, deixe seu comentário aqui. Para acessar as demais críticas, clique em Livros. E aproveite para curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.