top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 42 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Livros: Aqui Tem! - O tênis por Fernando Meligeni e André Kfouri


Aqui Tem! - Vitórias e Memórias de Fernando Meligeni

Esta tarde li o livro "Aqui Tem! - Vitórias e Memórias de Fernando Meligeni" (Ediouro). Eu conheci o tenista faz uns dois meses em uma reunião na Editora Évora. A ideia é lançar um novo livro dele (esperem novidades para o primeiro trimestre do próximo ano), desta vez com dicas de como jogar tênis. Durante o encontro, Fernando me pareceu muito gente boa. E fiquei interessado em conhecer mais sobre sua trajetória esportiva. Para isso, precisei adquirir sua publicação em um sebo no centro da cidade porque esta edição da obra não está mais disponível nas livrarias.

"Aqui Tem!" é uma parceria entre Fernando Meligeni e o jornalista esportivo André Kfouri. O livro não é uma bibliografia convencional do atleta e sim o relato de boas histórias vividas por Fino, como o tenista é popularmente conhecido, ao longo de sua carreira. Na obra, podemos conhecer os aspectos que o levaram a vir morar no Brasil quando pequeno (ele nasceu na Argentina), o início no tênis juvenil e os treinos quando garoto, a decisão de virar profissional, a escolha pela nacionalidade brasileira, os medos e os dissabores desta profissão, as grandes vitórias e as amargas derrotas e, principalmente, as histórias dos bastidores do circuito profissional do tênis.

O mais legal deste livro é a linguagem simples e direta empregada no texto. A sinceridade de Meligeni em expor seus receios, seus erros e suas preocupações chega a ser emocionante. O atleta que nunca foi o melhor tecnicamente da sua geração conquistou muita coisa ao longo da vida por ser persistente e aguerrido. Isso ele tem consciência e fica evidente em suas palavras.

Fernando Meligeni

Os relatos dos principais jogos da sua carreira também empolgam. Destaque para a vitória sobre André Agassi no Master Series de Roma em 1999 e a conquista da medalha de ouro no Pan-Americano de 2003, vencendo na final Marcelo Ríos. As partidas da Copa Davis e de Roland Garros também são descritas com muito orgulho. Em algumas partes, parece que estamos assistindo ao jogo, tamanha é a emoção na descrição dos lances.

Apesar de falar muito de tênis, acho que "Aqui Tem!" é muito mais sobre o tenista Fernando Meligeni do que sobre o esporte por ele praticado. O tenista dá uma aula de como encarar sua profissão e de como se preparar para os grandes desafios da vida. Somente os corajosos e aqueles com o espírito guerreiro conseguem vencer adversários melhores qualificados. Essa é a grande lição de vida de Meligeni.

O livro é bem enxuto. Com pouco mais de 200 páginas, com muitas fotos, letras grandes e bom espaçamento entre as linhas, é possível lê-lo em menos de três horas. A leitura é fácil e prazerosa. Gostei muito de ter conhecido mais sobre as histórias da carreira desta atleta que encheu de orgulho nosso país.

Gostou deste post e do conteúdo do Blog Bonas Histórias? Se você é fã de literatura, deixe seu comentário aqui. Para acessar as demais críticas, clique em Livros. E aproveite para curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page