top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 42 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Livros: O Filho da Mãe - Bernardo Carvalho em terras russas


O Filho da Mãe de Bernardo Carvalho

Neste domingo, li "O Filho da Mãe" (Companhia das Letras), romance de Bernardo Carvalho. Minha irmã me emprestou este livro, que, segundo a dedicatória, ela o ganhou em seu aniversário de 2012. Bernardo Carvalho é jornalista e escritor. Sua obra mais importante, até aqui, é "Mongólia" (Companhia das Letras), que ganhou o Prêmio APCA da Associação Paulista dos Críticos de Arte em 2003 e o Prêmio Jabuti em 2004.

As histórias de "O Filho da Mãe" são centradas na cidade de São Petersburgo, que ficou conhecida na Segunda Guerra Mundial por ter permanecido sitiada e sendo bombardeada por anos. Contudo, a narrativa se passa nos dias de hoje, quando São Petersburgo está comemorando o tricentenário de sua fundação. O pano de fundo do livro é outra guerra, a da Tchetchênia, ocorrida em 2003. Carvalho narra vários episódios envolvendo as mães que tentam proteger seus filhos da crueldade das guerras.

Bernardo Carvalho

O ponto mais interessante desta obra é a maneira como a narrativa é feita. De início, o livro parece uma coleção de contos, com histórias independentes. À medida que os capítulos evoluem, percebemos que os personagens e as tramas vão se cruzando e compondo um único enredo. O ponto em comum entre todas as histórias é o sofrimento das mães pelos filhos que, de alguma forma, são vítimas da sociedade belicosa, preconceituosa e, muitas vezes, cruel. "As mães têm mais a ver com a guerra do que imaginam", explica um dos personagens no meio da obra, demonstrando o ponto de vista do autor.

Outra questão que me chamou a atenção é a descrição da Rússia, onde as histórias se passam. A vida, os personagens, a cultura e o dia a dia de São Petersburgo, Moscou e Grozni (na Tchetchênia) são muito bem retratados. Em vários momentos, parece que o escritor é um russo e não um brasileiro. Não dá para acreditar que Bernardo Carvalho não tenha vivido por vários anos no país de Dostoievski. Como ele conseguiu esta proeza, não sei.

A construção dos personagens também merece destaque positivo. Os vários tipos que desfilam pelo livro têm em comum a inquietude. Eles parecem estar sempre fugindo de alvo, levando uma vida incompleta e infeliz. Vivem, de alguma maneira, fora do lugar onde deveriam estar, longe dos familiares que amam e da cidade onde nasceram.

Livro O Filho da Mãe

De maneira geral, gostei deste livro. O tom melancólico, inquietante e, por ora, pessimista das histórias surpreende o leitor que não está acostumado com a literatura de Bernardo Carvalho. Apesar da temática e do clima um tanto dark, "O Filho da Mãe" é uma dos exemplares do que há de melhor na moderna literatura nacional. Valeu, maninha, pelo empréstimo!

Gostou deste post e do conteúdo do Blog Bonas Histórias? Se você é fã de literatura, deixe seu comentário aqui. Para acessar as demais críticas, clique em Livros. E aproveite para curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page