top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 42 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Filmes: Febre de Bola - A paixão de Hornby pelo futebol


Febre de Bola (Fever Pitch: 1997)

Um dos livros que mais gostei de ter lido na minha adolescência foi "Febre de Bola" (Companhia das Letras) de Nick Hornby. Nesta autobiografia publicada inicialmente em 1992, o autor inglês narra sua experiência como torcedor do Arsenal. Filho de pais separados, Nick tinha pouco contato com o pai e nenhuma afinidade com ele em sua juventude. Isso durou até o garoto ser levado pela primeira vez ao estádio para ver a equipe vermelha de Londres. O amor pelo time foi imediato, assim como a construção de uma intimidade com o pai, que duraria para sempre. Nick Hornby conta no livro as principais partidas que assistiu e as maiores emoções vivenciadas nas arquibancadas, em uma época aonde ir a um estádio de futebol na Inglaterra era coisa de maluco.

Estou contado esta história porque nesta semana assisti ao filme "Febre de Bola" (Fever Pitch: 1997), adaptação ao cinema do livro de estreia de Hornby no mercado editorial. O longa-metragem inglês contou com a participação do próprio autor na produção do roteiro. Dirigido por David Evans e estrelado por Colin Firth, um dos principais atores ingleses na década de 1990, o filme não teve grande êxito comercial.

Nick Hornby

Nesta adaptação, conhecemos Paul Ashworth (interpretado por Colin Firth), um professor de literatura trintão. Ele vive como se fosse um adolescente, o que o torna muito popular e querido entre os alunos na escola onde trabalha. Fanático por futebol, a vida de Paul gira em torno do seu time do coração. Ele viaja pela Inglaterra para acompanhar sua equipe e não mede esforços para estar ligado à paixão pelo futebol.

Este estilo de vida se torna um problema quando o professor começa a namorar Sarah Hughes (interpretada por Ruth Gemmell), uma colega sua na escola. Sarah odeia futebol e tudo o que é relacionado a este esporte. A moça não aceita o que considera uma grande infantilidade do namorado, podando sua paixão pelo esporte mais popular do mundo. Aí, Paul precisará se decidir por um dos seus amores: a namorada ou o time do coração. Pelo visto, com os dois, o professor não poderá ficar.

O roteiro do filme é interessante - tanto que em 2005, esta trama serviu de inspiração para um filme hollywoodiano chamado "Amor em Jogo" (Fever Pitch: 2005) em que o foco da paixão do protagonista era o baseball e não o futebol. Porém, não gostei da execução do filme. O longa-metragem inglês se arrasta interminavelmente por falta de ação, algo que não acontece no livro. Além disso, a tentativa de recriação do ambiente dos estádios de futebol não foi exitosa (algo que o livro consegue fazer de maneira magistral). Sem este elemento, o filme perde grande parte de sua graça e charme.

Filme Febre de Bola

Você pode alegar que um fã do livro normalmente tem dificuldades de apreciar a versão cinematográfica da sua obra literária favorita. Ok. Concordo com este ponto de vista. Entretanto, ressalto, o filme é mesmo muito fraco. Ele não tem emoção e os personagens são apagados. Você não torce por Paul, nem acha graça nas desavenças dele com Sarah. Tudo ali é um pouco deprimente. Talvez, o que mais estranhei, além da falta de uma emoção verdadeiramente futebolística, é a ausência do humor negro (inglês) de Nick Hornby. Seu roteiro não conseguiu captar esta essência do livro, que era muito bem-humorado.

Com 102 minutos, "Febre de Bola" cansa o expectador antes de completar meia hora. Sinceramente, não aconselho sua visualização. Se você quiser conhecer mais sobre essa história, vá até o livro. Ele é muuuuuuuuuuito melhor.

Veja o trailer deste longa-metragem:

O que você achou deste post e do conteúdo do Blog Bonas Histórias? Não se esqueça de deixar seu comentário. Se você é fã de filmes novos ou antigos e deseja saber mais notícias da sétima arte, clique em Cinema. E aproveite também para curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page