top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 42 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Mercado Editorial: Livros Mais Vendidos no Brasil em 2015


Livros Mais Vendidos no Brasil em 2015

Vamos falar hoje, na coluna Mercado Editorial, dos livros mais vendidos no ano passado em nosso país. Para surpresa geral, a liderança do ranking das obras mais comercializadas nas livrarias brasileiras ficou com dois livros de colorir. Sim, o sucesso deste tipo de publicação foi estarrecedor. “Jardim Secreto” (Sextante) e “Floresta Encantada” (Sextante), ambos de autoria da ilustradora escocesa Johanna Basford, venderam juntos mais de um milhão de exemplares, ocupando, respectivamente, o primeiro e o segundo lugar.


Esses dados foram apresentados recentemente pelo Publishnews, o portal de notícias mais confiável do mercado editorial brasileiro atualmente. Sei que há muita gente questionando a inserção desse tipo de livro na lista das publicações editoriais. Porém, o que podemos fazer se vivemos em um país onde o povo prefere comprar livros para pintar ao invés de comprá-los para ler?


Para aumentar a agonia dos apreciadores da boa literatura, a terceira e a quarta posições no ranking dos mais vendidos do Publishnews são ocupadas por obras religiosas. “Philia” (Principium) e “Nada a Perder 3” (Planeta do Brasil) foram escritas, respectivamente, pelo padre Marcelo Rossi e pelo bispo Edir Macedo. Respeito quem compra esse tipo de obra, mas também respeito quem questiona o destaque que esse tipo de literatura tem em nosso país ainda hoje.


A lista dos Top Ten dos best-sellers das livrarias brasileiras é completada por obras de youtubers, livros de autoajuda, publicações dirigidas aos adolescentes e títulos eróticos. No meio dessa avalanche de gosto questionável, temos, surpreendentemente, um clássico da literatura francesa. Vai entender os hábitos de leitura dos brasileiros, hein?!


Confira a lista dos livros mais vendidos no Brasil em 2015, segundo o Publishnews:


1) “Jardim Secreto” (Sextante) - Johanna Basford (Escócia) – 719 mil unidades vendidas

2) “Floresta Encantada” (Sextante) - Johanna Basford (Escócia) – 485 mil unidades vendidas

“Jardim Secreto” e “Floresta Encantada” de Johanna Basford

3) “Philia” (Principium) - Padre Marcelo Rossi (Brasil) – 446 mil unidades vendidas

4) “Nada a Perder 3” (Planeta do Brasil) - Edir Macedo (Brasil) – 316 mil unidades vendidas.

5) “Muito Mais que 5inco Minutos” (Paralela) - Kéfera Buchmann (Brasil) – 197 mil unidades vendidas

6) “Ansiedade - Como enfrentar o mal do século” (Saraiva) - Augusto Cury (Brasil) – 184 mil unidades vendidas

7) “Grey” (Intrínseca) - E. L. James (Inglaterra) – 174 mil unidades vendidas

8) “O Pequeno Príncipe” (Agir) - Antoine Saint-Exupéry (França) – 152 mil unidades vendidas

9) “Eu Fico Loko” (Novas Páginas) - Christian Figueiredo de Caldas (Brasil) – 137 mil unidades vendidas.

10) “Não Se Apegue, Não” (Intrínseca) - Isabela Freitas (Brasil) – 135 mil unidades vendidas


Gostou deste post e do conteúdo do Blog Bonas Histórias? Se você se interessa por informações do mercado editorial, deixe aqui seu comentário. Para acessar outras notícias dessa área, clique em Mercado Editorial. E aproveite para curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page