• Ricardo Bonacorci

Mercado Editorial: Livros Mais Vendidos no Brasil em 2015


Vamos falar hoje, na coluna Mercado Editorial, dos livros mais vendidos no ano passado em nosso país. Para surpresa geral, a liderança do ranking das obras mais comercializadas nas livrarias brasileiras ficou com dois livros de colorir. Sim, o sucesso deste tipo de publicação foi estarrecedor. “Jardim Secreto” (Sextante) e “Floresta Encantada” (Sextante), ambos de autoria da ilustradora escocesa Johanna Basford, venderam juntos mais de um milhão de exemplares, ocupando, respectivamente, o primeiro e o segundo lugar.


Esses dados foram apresentados recentemente pelo Publishnews, o portal de notícias mais confiável do mercado editorial brasileiro atualmente. Sei que há muita gente questionando a inserção desse tipo de livro na lista das publicações editoriais. Porém, o que podemos fazer se vivemos em um país onde o povo prefere comprar livros para pintar ao invés de comprá-los para ler?


Para aumentar a agonia dos apreciadores da boa literatura, a terceira e a quarta posições no ranking dos mais vendidos do Publishnews são ocupadas por obras religiosas. “Philia” (Principium) e “Nada a Perder 3” (Planeta do Brasil) foram escritas, respectivamente, pelo padre Marcelo Rossi e pelo bispo Edir Macedo. Respeito quem compra esse tipo de obra, mas também respeito quem questiona o destaque que esse tipo de literatura tem em nosso país ainda hoje.


A lista dos Top Ten dos best-sellers das livrarias brasileiras é completada por obras de youtubers, livros de autoajuda, publicações dirigidas aos adolescentes e títulos eróticos. No meio dessa avalanche de gosto questionável, temos, surpreendentemente, um clássico da literatura francesa. Vai entender os hábitos de leitura dos brasileiros, hein?!


Confira a lista dos livros mais vendidos no Brasil em 2015, segundo o Publishnews:


1) “Jardim Secreto” (Sextante) - Johanna Basford (Escócia) – 719 mil unidades vendidas

2) “Floresta Encantada” (Sextante) - Johanna Basford (Escócia) – 485 mil unidades vendidas

3) “Philia” (Principium) - Padre Marcelo Rossi (Brasil) – 446 mil unidades vendidas

4) “Nada a Perder 3” (Planeta do Brasil) - Edir Macedo (Brasil) – 316 mil unidades vendidas.

5) “Muito Mais que 5inco Minutos” (Paralela) - Kéfera Buchmann (Brasil) – 197 mil unidades vendidas

6) “Ansiedade - Como enfrentar o mal do século” (Saraiva) - Augusto Cury (Brasil) – 184 mil unidades vendidas

7) “Grey” (Intrínseca) - E. L. James (Inglaterra) – 174 mil unidades vendidas

8) “O Pequeno Príncipe” (Agir) - Antoine Saint-Exupéry (França) – 152 mil unidades vendidas

9) “Eu Fico Loko” (Novas Páginas) - Christian Figueiredo de Caldas (Brasil) – 137 mil unidades vendidas.

10) “Não Se Apegue, Não” (Intrínseca) - Isabela Freitas (Brasil) – 135 mil unidades vendidas


Gostou deste post e do conteúdo do Blog Bonas Histórias? Se você se interessa por informações do mercado editorial, deixe aqui seu comentário. Para acessar outras notícias dessa área, clique em Mercado Editorial. E aproveite para curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.

A Editora Pomelo é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
BonaBelle Design & Organização é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Epifania Conteúdo Inteligente é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Keli Quitutes

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura e entretenimento desenvolvido por Ricardo Bonacorci desde 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, teatro, exposição e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 39 anos e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

Bonas Histórias | blog de literatura, cultura e entretenimento | bonashistorias.com.br

Blog de literatura, cultura e entretenimento