• Ricardo Bonacorci

Filmes: O Conto da Tundra - A batalha pela salvação da tundra europeia


Fui à Reserva Cultural, nessa sexta-feira, assistir ao documentário "O Conto da Tundra" (The Tundra Tale: 2013). Esse filme de René Hander faz parte da Mostra "Ecofalente de Cinema Ambiental", em cartaz na cidade de São Paulo desde quinta-feira. A proposta do festival é apresentar curtas, médias e longas-metragens em que a temática da sustentabilidade prevaleça. São produções do mundo todo, divididas em onze temáticas: Cidades, Consumo, Economia, Mudanças Climáticas, Povos & Lugares, Recursos Naturais, Competição Latino-Americana, Panorama Histórico - Foco França, Sessões Especiais, Concurso Curta Ecofalente e Mostra Escola & Circuito Universitário. Reserva Cultura, Caixa Belas Artes, Centro Cultural São Paulo, Biblioteca Mário de Andrade, Cinemateca Brasileira e Cine Olido são os principais locais onde a programação da mostra está disponível até o dia 29 de junho.

"O Conto da Tundra" é um documentário germano-norueguês que retrata os desafios dos moradores dos povoados da Tundra europeia para manterem seu modo de vida tradicional. O problema é que a região está sendo alvo de intensa disputa econômica, principalmente na Rússia, o que acarreta a chegada de várias empresas de mineração, dispostas a destruir o meio ambiente local para retirar a riqueza do subsolo.

A Tundra é o ecossistema localizado no norte do continente, próximo ao Ártico. Não há estradas para se chegar até seus poucos povoados. Ali só se chega de helicóptero e com veículos próprios para a neve. Esse isolamento permitiu aos habitantes do lugar conservar seu modo de vida artesanal, tradicional e charmoso, no qual a caça das renas selvagens é o principal ganha pão.

Isso fica evidente quando conhecemos o dia a dia da pacata vila de Krasnoschchelye, na Tundra russa. O povo originário do lugar, os Sámi, tenta conter o avanço de empresas internacionais dispostas a destruir o meio ambiente local para extrair minerais da terra. O esforço para conter o capitalismo predatório é o trabalho de uma atuante mãe de família que desempenha também o papel de política/representante do povoado. Ela viaja pela Rússia e pela Noruega expondo os perigos que seus conterrâneos correm e angariando apoio político para a perpetuação do modo de vida dos Sámi.

"O Conto da Tundra" é um filme interessante. Conhecer o modo de vida arcaico e simples dos habitantes da Tundra é muito legal. Suas crenças e suas visões do mundo são completamente opostas às nossas dos grandes centros urbanos. A vida em família, em comunidade, próxima da natureza e voltada para os elementos mais básicos da existência humana nos emociona. A trilha sonora é boa e a fotografia é espetacular. A dimensão da Tundra e as cenas da natureza (principalmente aquelas com as renas) enchem nossos olhos.

Os únicos pontos negativos são: o filme é, em alguns momentos, meio parado (afinal, não há muita coisa para mostrar no povoado de Krasnoschchelye) e algumas pessoas ficam muito intimidadas com a presença da câmera (deixando-as travadas e um tanto envergonhadas).

Apesar disso, esse é um documentário que vale a pena ser visto por quem deseja conhecer povos e culturas distantes. Além disso, trata-se de uma produção política: a busca pela preservação da Tundra europeia.

Veja o trailer de "O Conto da Tundra":

O que você achou deste post e do conteúdo do Blog Bonas Histórias? Não se esqueça de deixar seu comentário. Se você é fã de filmes novos ou antigos e deseja saber mais notícias da sétima arte, clique em Cinema. E aproveite também para curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.

#RenéHander

A Editora Pomelo é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
BonaBelle Design & Organização é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Epifania Conteúdo Inteligente é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Keli Quitutes

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura e entretenimento desenvolvido por Ricardo Bonacorci desde 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, teatro, exposição e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 39 anos e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

Bonas Histórias | blog de literatura, cultura e entretenimento | bonashistorias.com.br

Blog de literatura, cultura e entretenimento