Fiquei muito feliz com uma notícia recebida na semana passada. O conto "Culatra", de minha autoria, foi um dos vencedores do Prêmio Fábio de Carvalho Noronha, oferecido anualmente pela Academia de Letras de São João da Boa Vista (ALSJBV). A narrativa ficou em terceiro lugar no XXIV Concurso de Prosa e Poesia. A premiação foi na categoria Prosa, a única em que participei na edição deste ano. O primeiro lugar na categoria Prosa Adulta ficou com Robson Batista dos Santos Hasmann, de Águas da Prata (SP), com o conto "O Tempo em Todos os Cantos". A segunda posição ficou com Márcio Dias, de Poços de Calda (MG), com o conto "Onde Fica?".
O concurso promovido pela ALSJBV chegou, em 2016, à sua vigésima quarta edição e teve algumas centenas de inscritos de todos os estados brasileiros, além de ter tido participantes de Portugal, Angola, Moçambique, Estados Unidos, Japão e Alemanha. Neste ano, a ALSJBV completa 45 anos de existência, uma data especial que deve ser celebrada por todos os literatos e amantes da literatura.
"Culatra" é uma narrativa curta que será apresentada aqui no Bonas Histórias em 2018. Essa trama integrará a série "Paranoias Modernas", uma coletânea de contos de minha autoria que será divulgada com exclusividade na coluna Contos & Crônicas. Aguardem que logo mais vocês conheceram essa história.
A premiação do Concurso de Prosa e Poesia de 2016 acontecerá no dia 27 de agosto em São João da Boa Vista, município paulista que faz divisa com o sul de Minas Gerais. O local do evento, como reza a tradição, será na própria sede da Academia de Letras da cidade. "Culatra" será publicado pela Academia de Letras de São João da Boa Vista em uma Antologia juntamente com as demais prosas e poesias vencedoras.
Desde já, agradeço a uma pessoa muito especial pela conquista deste prêmio: ao professor Alex Donizeti do Rosário do Grupo Educacional Unis. Graças a ele, fui incentivado a iniciar a produção literária nesse tipo de gênero. Também recebi ótimas instruções de como fazê-la. Obrigado, mestre, pelo apoio e pela motivação. Sem você, essa premiação não teria acontecido.
Fica aqui também registrado o meu agradecimento à Lucelena Maia, presidente da Academia, e à Carmen Romano, coordenadora geral do concurso, pela promoção à literatura e pelo convite para participar da festa de congratulação. Estarei aí com vocês com muito orgulho no mês que vem.
Até mais.
Que tal este post e o conteúdo do Blog Bonas Histórias? Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário aqui. Para acessar os demais posts desta coluna, clique em Premiações e Celebrações. E aproveite para curtir a página do blog no Facebook.