Semana passada, fui à Casa das Rosas para uma palestra sobre "Autopublicação - E-book". Aproveitei e visitei o espaço destinado às exposições. A mostra de momento é sobre o escritor Murilo Rubião. "Quase Roteiro - Centenário de Murilo Rubião" é a exposição que apresenta a vida, a trajetória literária e as obras do escritor mineiro. A curadoria é de Cleber Cabral e o evento é patrocinado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Através de fotos, cartas, livros, objetos e manuscritos, conhecemos um pouco da vida do escritor.
Murilo Rubião nasceu em 1916 (o centenário é do seu nascimento), em Carmo de Minas, e faleceu em 1991. Ele foi um dos principais escritores da literatura regional brasileira nas décadas de 1940 e 1950. Ao lado de Jorge Amado (Bahia), Graciliano Ramos (Alagoas) e José Lins do Rego (Paraíba), Rubião retratou os hábitos e as pessoas de Minas Gerais. Suas obras não são extensas, mas muito relevantes: "O Ex-Mágico" (1947), "O Pirotécnico Zacarias" (1974), "A Casa do Girassol Vermelho" (1974) e "O Homem do Boné Cinzento e Outras Histórias" (1990). A literatura do mineiro foi caracterizada pelos elementos fantásticos, o roteiro absurdo, os personagens surreais e liberdade narrativa.
Os fãs mais fanáticos de Murilo Rubião podem ficar frustrados com o tamanho da exposição. "Quase Roteiro - Centenário de Murilo Rubião" está restrito a algumas salas da Casa das Rosas. Isso não é uma particularidade dessa mostra e sim do espaço cultural. As exposições na Casa das Rosas são normalmente enxutas. Assim, quem tem a expectativa de ver muitas coisas e conhecer a fundo a trajetória do escritor não verá muitas novidades. Já aqueles que não conhecem o mineiro e desejam uma apresentação introdutória sairão, possivelmente, mais satisfeitos.
"Quase Roteiro - Centenário de Murilo Rubião" está em cartaz desde 5 de julho e ficará em exposição até o final desse mês. A Casa das Rosas está localizada na Avenida Paulista, 37. A entrada é gratuita. Quem estiver passado pela região, agora tem mais um atrativo para visitar a Casa das Rosas.
Gostou deste post e do conteúdo do Bonas Histórias? Deixe sua opinião sobre as matérias do blog. Para acessar as demais análises desta coluna, clique em Exposições. E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook.