top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 42 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Livros: O Plano Perfeito - O thriller de Sidney Sheldon


O Plano Perfeito de Sidney Sheldon

Aproveitei que não conseguia dormir ontem à noite para ler "O Plano Perfeito" (Record). Comecei a leitura deste livro de Sidney Sheldon por volta das 19h e terminei às 2h da manhã de hoje. Décimo quinto romance do escritor norte-americano, "Plano Perfeito" foi publicado pela primeira vez em 1997.

Esta é a história da publicitária Leslie Stewart e do advogado Oliver Russel. Os dois se conheceram quando ele estava iniciando a campanha eleitoral para governador do estado de Kentucky. Sem o apoio de ninguém, o advogado não tinha dinheiro para fazer uma boa divulgação do seu nome. A única agência de publicidade que aceitou prestar esse serviço gratuitamente foi a empresa em que Leslie trabalhava. Assim, a moça passa a cuidar desta conta. Muito bonita e extremamente inteligência, Leslie se apaixona por Oliver. O namoro dos dois engata, enquanto a candidatura dele naufraga. A paixão do casal foi tão forte que Oliver e Leslie marcam o casamento para dali algumas semanas.

Sidney Sheldon

Alguns dias antes do casório, Leslie Stewart descobre pela imprensa que o noivo havia se casado com a filha de um importante senador norte-americano enquanto viajava a trabalho pela França. Por amar muito Oliver, a publicitária resolve não polemizar, aceitando amargamente o destino. Com o casamento de conveniência, Oliver Russel consegue o apoio necessário dos políticos do seu estado e vence a eleição. Com o sucesso no governo do estado, ele depois se torna presidente da República.

Enquanto vê o progresso da carreira do antigo noivo, Leslie Stewart passa a nutrir grande ódio por Oliver. Ela sente que ele trocou seu amor pelo poder. Por isso, ela promete vingança. Depois de casar com um dos homens mais ricos do Estado Unidos e ficar com a herança inteira dele, Leslie passa a comprar veículos de comunicação no país e no exterior. Seu plano é se tornar proprietária de um grande conglomerado de comunicação. Com esse poder em mãos, ela irá lançar uma ofensiva para derrubar o presidente. Enquanto não destruir Russel, ela não irá descansar.

"O Plano Perfeito" tem 300 páginas e é possível de lê-lo em uma noite. Este é um livro diferente de Sidney Sheldon. No início, acreditamos que o enredo irá se repetir: Leslie Stewart, a moça bonita, inteligente e de bom coração, irá enfrentar o vilão que destroçou seu coração. Oliver Russel é o mulherengo, infiel e interesseiro que coloca as ambições políticas a frente dos desejos do coração.

Livro O Plano Perfeito

Contudo, a medida que a trama vai se desenrolando, esta impressão inicial vai se desfazendo. A história se torna atípica. O desejo de vingança de Leslie Stewart vai aos poucos transformando a personagem de heroína em vilã. A reviravolta que a narrativa sobre no final é digna dos mestres do suspense. Sidney Sheldon consegue escrever escondendo o "jogo" do leitor o tempo inteiro. O que parece muitas vezes não é de fato. E o que não parecia é realmente. Depois que o pano caiu e descobrimos o verdadeiro enredo, tudo faz sentido.

"O Plano Perfeito" é um ótimo thriller. Ele possui poucos elementos românticos, característica esta que foge um pouco do estilo do autor. Sidney Sheldon sempre usou e abusou do romantismo exacerbado em suas obras. Nesse sentido, admito que gostei muito dessa particularidade de "Plano Perfeito". Não que eu não goste de tramas românticas, porém acho que um escritor deve mostrar versatilidade e trabalhar com outros gêneros. Quando o autor se apega fortemente a passionalidade dos personagens, os enredos se tornam muito repetitivos e um tanto previsíveis.

Exatamente por isso, o maniqueísmo fortemente presente nas histórias do norte-americano se torna mais complexo. É difícil precisar quem é o vilão e quem é o herói nesta narrativa surpreendente. Não se angustie se no meio da leitura você trocar a torcida pelo personagem favorito algumas vezes. Isso será normal.

Sidney Sheldon

Quem gosta de mistério e principalmente de suspense irá adorar essa história.

O quinto e último livro de Sidney Sheldon que será analisado neste mês no Desafio Literário é "A Outra Face" (Record). O post com a crítica desse livro estará disponível no Blog Bonas Histórias no dia 25. Não perca!

Gostou da seleção de autores e de obras do Desafio Literário? Que tal o Blog Bonas Histórias? Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário aqui. Para saber mais sobre as Análises Literárias do blog, clique em Desafio Literário. E não deixe de curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page