O que caracteriza um clássico? Esta pergunta levanta debates acalorados. Alguns acreditam que as obras de qualidade muito acima da média devem ser classificadas como clássicas. Outros afirmam que para receber esta nomenclatura, a obra precisa ficar para a posterioridade. E há quem ache que a somatória dos dois conceitos anteriores é o que faz um clássico.
Desta forma, sempre fico em dúvida se posso chamar as músicas que marcaram uma época, apesar de não serem de grande qualidade, de clássicas. Aposto que quem tem mais de trinta anos conhece de cabeça as letras das músicas abaixo. É difícil até não cantarolá-las. Independente se as achamos de boa qualidade ou não, podemos chamá-las de clássicas da música popular? Juro que não sei.
Abaixo vão 25 músicas que são difíceis de não serem cantaroladas e que, queiramos ou não, fazem parte de nossa cultura musical.
Terra Samba - Libera Geral
Katinguele - Lua Vai
Só Pra Contrariar - Depois do Prazer
Rick e Renner - Ela é Demais
Kelly Key - Cachorrinho
Só Pra Contrariar - A Barata
Mc Marcinho - Glamurosa
Art Popular - Pagode da Amarelinha
É o Tchan - Melo do Tchan
Mamonas Assassinas - Pelados em Santos
Jota Quest - Fácil
Bonde do Tigrão - Cerol na Mão
Claudinho e Buchecha - Quero Te Encontrar
Cheiro de Amor - Vai Sacudir, Vai Abalar
Banda Eva - Vem meu Amor
Ara Ketu - Mal Acostumada
Asa de Águia - Xô Satanás
As Meninas - Xibom Bombom
Leandro e Leonardo - Eu Juro
Grupo Raça - Tô Legal
Exaltasamba - Me Apaixonei Pela Pessoa Errada
Titirica - Florentina
Wando - Fogo e Paixão
Gabriel Pensador - Loira Burra
Só Pra Contrariar - Mineirinho
Gostou deste post e do conteúdo do Blog Bonas Histórias? Se você é fã de canções boas de verdade, acesse a coluna Músicas. Para ver as demais edições deste prêmio, clique em Melhores Músicas Ruins. E não se esqueça de curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.