• Ricardo Bonacorci

Televisão: A célebre entrevista de Mia Couto no Roda Viva


Esta entrevista do escritor moçambicano Mia Couto não é tão recente. Ela foi realizada em novembro de 2012 no programa Roda Viva da TV Cultura. Contudo, só a descobri agora. E fiquei encantado com o que assisti. Couto tem tiradas sensacionais. Sou fã do seu trabalho e da sua concepção de mundo desde que li "Terra Sonâmbula" (Companhia das Letras) e "Se Obama Fosse Africano" (Companhia das Letras). Ouvi-lo faz bem para os ouvidos e para a alma. Captei alguns fragmentos de sua entrevista que mais me chamaram a atenção:

"Toda vez que morre um velho na África, perdemos uma biblioteca".

"Sou um ateu não praticante".

"Estou escritor, não sou escritor".

"Mais grave do que não escrever um livro, é escrever em demasiado".

"Deus já foi mulher. E eu também".

"O escritor não sabe em que momento ele é caçado pela história ou em que momento está perseguindo (a história). Ou é o personagem que o prende ou ele é quem prende o personagem".

"A África conhece mais o Brasil do que o Brasil conhece a África".

"Já encontrei textos inteiros (na Internet) que não eram meus. Descobrir o poder imenso que tem este tipo de mundo (...). E eu percebi que era impossível contraria isso. Porque quando se pretende desmentir uma coisa destas que circula nesse nível, é como querer travar os ventos com as mãos".

Assista a entrevista na íntegra:

Que tal o conteúdo do Bonas Histórias? Compartilhe sua opinião conosco. Para conhecer os demais posts dessa coluna, clique em TV, Rádio e Internet. E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook.

#MiaCouto #televisão #Entrevista #LiteraturaMoçambicana

A Editora Pomelo é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
BonaBelle Design & Organização é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Epifania Conteúdo Inteligente é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Keli Quitutes

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura e entretenimento desenvolvido por Ricardo Bonacorci desde 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, teatro, exposição e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 39 anos e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

Bonas Histórias | blog de literatura, cultura e entretenimento | bonashistorias.com.br

Blog de literatura, cultura e entretenimento