top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 42 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Livros: Veronika Decide Morrer - A loucura ficcional de Paulo Coelho


Veronika Decide Morrer de Paulo Coelho

Entre 1965 e 1967, Paulo Coelho foi internado três vezes na Casa de Saúde Dr. Eiras, hospício do Rio de Janeiro. A família acreditava que o menino tímido e introspectivo que passa a maior parte do tempo lendo tivesse algum problema psíquico. A tentativa de suicídio de Paulo na adolescência só agravou o drama. Por isso, o livro "Veronika Decide Morrer" (Objetiva), lançado em 1998, tem muitos elementos autobiográficos. A história foi adaptada para o cinema duas vezes, sendo a versão mais conhecida a da diretora Emily Young de 2009.

Neste livro, conhecemos Veronika, uma bela jovem eslovena que trabalha como bibliotecária e mora em Ljubljana, a capital de seu país. A moça não encontra mais sentido para viver, achando sua rotina vazia e entediante. Por isso, resolve se suicidar com uma overdose de calmantes. Contudo, o suicídio fracassa e ela é enviada para um hospício particular de Ljubljana.

Paulo Coelho

Lá ela passa a viver entre os loucos. O Dr. Igor é o médico responsável pela clínica e resolve fazer uma experiência com a nova paciente. Ele informa que Veronika só tem uma semana de vida, pois seu coração está muito fragilizado. O doutor também faz com que a notícia vaze pelos quatro cantos do hospício. Rapidamente, não apenas Veronika sabe que seus dias estão contados como os demais pacientes e funcionários ficam sabendo do triste destino naquela mulher jovem e bonita. Entretanto, esta informação é falsa. Dr. Igor sabe que sua paciente está cheia de vida e não deverá morrer tão cedo.

A perspectiva da iminente morte de Veronika provoca transformações no hospício. Não apenas a moça começa a encarar a vida de outra maneira como isso é compartilhado com os demais pacientes. Eduard, um jovem esquizofrênico que não conversa com ninguém, e Mari, uma advogada internada com Síndrome do Pânico, tornam-se amigos de Veronika e começam a refletir sobre o valor da vida. A probabilidade da morte da amiga mexe muito com eles.

Livro Veronika Decide Morrer

"Veronika Decide Morrer" tem 220 páginas e segue o padrão dos romances de Paulo Coelho - rápido e fácil de ser lido. Li esta obra em duas noites. O ponto positivo deste livro está em sua história. Aproveitando-se de uma experiência real tida na adolescência, o autor consegue construir um enredo interessante sobre a loucura e a vida em um hospício. A forma como ele retrata a clínica e seus pacientes é incrível. A discussão de quem é ou não louco em nossa sociedade, apesar de não ser original, é ótima. O fato de muitos pacientes do hospício de Ljubljana não terem qualquer doença psíquica e mesmo assim desejarem permanecer ali é revelador. Lembrei muito do filme "Um Estranho no Ninho" (One Flew Over the Cuckoo's Nest :1975), longa-metragem do diretor Milos Forman com uma excelente atuação de Jack Nicholson fazendo Randle Patrick McMurphy (um dos seus papéis mais marcantes no cinema).

O problema deste livro de Paulo Coelho não está em seu conteúdo (não é à toa que a história foi adaptada duas vezes para o cinema) e sim em sua forma. Infelizmente, o escritor transforma uma ótima ideia e um romance mediado. O excesso de religiosidade (às vezes, me sinto lendo uma obra de alguém que quer me evangelizar), o romantismo barato e platônico (as personagens se apaixonam instantaneamente) e algumas cenas paranormais (almas que deixam momentaneamente os corpos e ficam flutuando pelo ambiente, por exemplo) tomam espaço da narrativa, empobrecendo a história. O capítulo, no meio do livro, em que o autor entra na história e explica um pouco sobre a sua vida é desnecessário e um tanto piegas.

Quem já tiver lido Paulo Coelho antes, perceberá que ele não "muda o disco". Suas obras sempre acabam girando em torno do tema "a pessoa precisa seguir seus sonhos" e "a religião conforta as almas humanas". Elas nunca saem disso. Acreditei que o bom enredo de uma jovem que tenta o suicídio e é enviada para um tratamento em um hospício fosse alterar este padrão, mas me enganei. Na metade do livro já é possível prever tudo o que vai acontecer. Não há nenhuma surpresa até o desfecho. Talvez quem leia Paulo Coelho pela primeira vez não sinta isso tão nitidamente, mas que já leu pelo menos um livro dele vai se incomodar.

Paulo Coelho

Ou seja, "Veronika Decide Morrer" é uma ótima história transformada em um romance medíocre. Quem sabe eu não assista ao filme da diretora Emily Young para ver se ela soube trabalhar melhor a trama quando adaptou esta história para o cinema.

Somente agora, após a leitura dos cinco livros de Paulo Coelho, me sinto pronto para produzir uma análise completa e abrangente da literatura do escritor brasileiro de maior sucesso internacional. Na próxima quarta-feira, dia 28, vou postar aqui no Bonas Histórias a conclusão do Desafio Literário de Paulo Coelho. Não perca!

Gostou da seleção de autores e de obras do Desafio Literário? Que tal o Blog Bonas Histórias? Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário aqui. Para saber mais sobre as Análises Literárias do blog, clique em Desafio Literário. E não deixe de curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page