Neste final de semana, aproveitando uma viagem a Minas Gerais, assisti a um excelente filme de suspense/terror. "Homem nas Trevas" (Don't Breathe: 2016) entrou em cartaz nos cinemas brasileiros há três semanas e é sem dúvida a melhor produção do gênero no momento em exibição nas telonas. "Nerve - Um jogo sem regras" (Nerve: 2016) está um pouquinho atrás no quesito suspense/terror, porém também é um belo filme.
Dirigido pelo jovem uruguaio Fede Alvarez, "Homem nas Trevas" é o seu segundo trabalho hollywoodiano do diretor, que ficou internacionalmente conhecido pelo excelente curta-metragem uruguaio "Ataque de Pânico!" (Ataque de Pánico!: 2009). "A Morte do Demônio" (Evil Dead: 2013) representou a estreia de Alvarez nos Estados Unidos e transformou-o em um dos especialistas em filmar histórias aterrorizantes.
"Homem nas Trevas" consegue angustiar o expectador com as reviravoltas na trama insólita. Stephen Lang é o ator mais experiente do elenco. Neste longa-metragem, ele está acompanhado por uma turma jovem e afinada: Jane Levy foi protagonista em "A Morte do Demônio", Dylan Minnette fez "Alexandre e o Dia Terrível, Horrível, Espantoso e Horroroso" (Alexander and the Terrible, Horrible, No Good, Very Bad Day: 2014) e Daniel Zovatto atuou em "Corrente do Mal" (It Follows: 2015). O quarteto tem atuação destacada neste filme, quase que monopolizando as cenas (a bela Jane May Graves aparece muito pouco).
Este filme é sobre um trio de jovens criminosos especializados em assaltar residências. Eles vivem em uma decadente Detroit pós-crise da indústria automobilística e precisam recorrer aos furtos para sobreviver. A única moça do trio, Rocky, decide que aquele é o seu último assalto. Depois dele, ela se mudará para Los Angeles, onde poderá levar uma vida normal. Seu grupo de assaltantes é formado pelo namorado e pelo melhor amigo, Alex, que dá pinta de ser apaixonado pela moça.
O plano do novo roubo, elaborado pelo namorado de Rocky, é invadir a casa de um aposentado. O idoso mora sozinho em um abandonado bairro da cidade. Segundo informações, ele seria um ex-militar que teria guardado em sua residência cerca de US$ 300 mil. Essa bolada teria sido ganha em uma indenização após a morte da sua única filha.
No dia do assalto, Rocky e Alex descobrem algo um tanto peculiar sobre a futura vítima: ele é cego. Isso poderia facilitar a execução do plano do grupo, ao mesmo tempo em que levanta questões éticas: seria aceitável roubar um velhinho cego? O que era para ser uma tarefa extremamente fácil se transforma em algo muito complexo. O ex-militar transformou sua casa em uma fortaleza, a prova de invasores. Além de possui um cachorro bravo e muito bem treinado como cão de guarda, o lar do aposentado é um campo minado para qualquer pessoa.
Uma vez dentro da casa, o trio de jovens bandidos será colocado à prova. Eles não imaginam o que descobrirão naquele lugar sinistro e o que precisarão passar para conseguir sair com vida e com a fortuna do morador. Apesar de cego, o ex-militar possui os demais sentidos aflorados e não será fácil vencê-lo em seu campo de atuação: sua residência.
"O Homem nas Trevas" é um excelente filme de suspense e terror. A trama é muito bem amarrada e recheada de surpresas. Descobrir onde a fortuna do aposentado está e pegá-la é fácil. O difícil será sair vivo daquele lugar aterrorizante. As descobertas que os assaltantes fazem no interior do lar também são chocantes. Mesmo sendo ladrões de um idoso cego, a torcida o tempo inteiro é para que os jovens consigam ganhar essa batalha.
O que mais gostei desta produção é o clima claustrofóbico (o filme quase todo se passa dentro de uma residência à noite) e as reviravoltas na trama. Em todo momento, algo surpreendente acontece. Quando você acha que a batalha entre os dois lados (bandidos e morador) acalmou, ela recomeça com toda a intensidade, em intermináveis brigas e agressões.
A fotografia peculiar também é bem legal. Filmar no escuro da noite em uma residência sombria é um ótimo recurso para os filmes de terror, porém é de uma empreitada de difícil execução, que "O Homem nas Trevas" faz bem.
Apesar do desfecho da trama ser um tanto previsível e o roteiro do longa-metragem ser recheado de clichês, sem dúvida nenhuma esta é uma ótima produção. Fede Alvarez mostra-se um diretor excelente neste gênero cinematográfico. Trata-se de um longa-metragem que vale a pena assistir nos cinemas.
Veja o trailer de "O Homem nas Trevas":
O que você achou deste post e do conteúdo do Blog Bonas Histórias? Não se esqueça de deixar seu comentário. Se você é fã de filmes novos ou antigos e deseja saber mais notícias da sétima arte, clique em Cinema. E aproveite também para curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.