• Ricardo Bonacorci

Filmes: Nerve, Um Jogo Sem Regras - Uma ação alucinante


No finalzinho de setembro, assisti ao filme "Nerve - Um Jogo Sem Regras" (Nerve: 2016), mas acabei não postando aqui a análise que fiz dele. Como gostei muito desse longa-metragem, vai aqui a publicação das minhas impressões, apesar do atraso de aproximadamente três semanas.

"Nerve" foi lançado nos cinemas brasileiros no final de agosto e teve a direção da jovem dupla formada por Ariel Schulman & Henry Joost, de "Atividade Paranormal 3" (Paranormal Activity 3: 2011) e de "Atividade Paranormal 4" (Paranormal Activity 4: 2012). Os atores principais foram Emma Roberts, de "Família do Bagulho" (We're the Millers: 2013) e de "Se Enlouquecer, Não se Apaixone" (It's Kind of a Funny Story: 2010), e Dave Franco, de "Negócios Fora do Controle" (Unfinished Business: 2015).

Nesta história, conhecemos Vee (interpretada por Emma Roberts). Ela é uma jovem tímida e traumatizada pela morte do irmão mais velho. Por isso, ela se recusa a se arriscar e, principalmente, a contrariar a mãe, que quer a filha por perto o tempo inteiro. A melhor amiga de Vee é Sidney (Emily Meade), uma moça desinibida e muito popular no colégio. Sidney joga um jogo chamado Nerve, que mistura realidade virtual com ações no mundo físico.

Neste jogo, há dois tipos de pessoas: os jogadores e os observadores. O primeiro grupo deve fazer missões reais que atraiam a atenção do segundo grupo. Quanto mais observadores tem uma pessoa, mais popular ela é. Sidney é uma das jogadoras com mais fãs, enquanto Vee nunca se interessou pela brincadeira. Isso muda depois de uma briga entre as amigas. Para provar que não tem uma postura passiva frente à vida, Vee resolve, em um final de tarde, entrar em Nerve como jogadora.

Em sua primeira atividade, Vee conhece Ian (Dave Franco), um jogador aparentemente iniciante. Os dois realizam com êxito suas primeiras tarefas juntos. As vitórias iniciais dão dinheiro e a conquista de muitos observadores. Rapidamente a dupla se torna muito popular. Vee quer parar a brincadeira ali, mas ela precisa de dinheiro para pagar a faculdade. Assim, ela se empolgada com os possíveis ganhos financeiros cada vez maiores. Contudo, as missões se tornam cada vez mais arriscadas.

"Nerve - Um Jogo Sem Regras" é um ótimo filme de ação. O roteiro é bem redondo e recheado de cenas que deixam o expectador com o coração na boca. Emma Roberts e Dave Franco estão ótimos como protagonistas. A química do casal principal também ajuda no desenrolar do longa-metragem.

O principal aspecto positivo deste filme é a originalidade do seu enredo. Um jogo virtual transportado para o mundo real que vicia as pessoas (seja para jogar ou para ficar assistindo) é um tema atual. Em tempos de "Pokémon Go", de voyeurismo de "Big Brother" e de exibicionismo de "Facebook", o jogo Nerve bem que poderia ser factível. O vício dos jovens (e das pessoas de modo geral) com os aparelhos tecnológicos e com o uso da Internet é aqui elevado a graus assustadores. Ou seja, trata-se de um retrato atual e fidedigno dos nossos tempos.

Apesar de o final descambar para um duelo um tanto maniqueísta e recheado de clichês, seu desfecho é extremamente positivo. "Nerve" consegue ser uma produção sobre adolescentes que não fica restrita a este público. Quem gosta de uma boa aventura que mistura ficção com realidade, vai gostar deste longa-metragem. Só não sei se ele ainda está em cartaz nos cinemas. Se ainda estiver, deve estar saindo do circuito comercial. Por isso, corra para assisti-lo porque vale a pena.

Veja o trailer de "Nerve":

O que você achou deste post e do conteúdo do Blog Bonas Histórias? Não se esqueça de deixar seu comentário. Se você é fã de filmes novos ou antigos e deseja saber mais notícias da sétima arte, clique em Cinema. E aproveite também para curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.

#ArielSchulman #HenryJoost #EmmaRoberts #DaveFranco

A Editora Pomelo é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
BonaBelle Design & Organização é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Epifania Conteúdo Inteligente é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Keli Quitutes

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura e entretenimento desenvolvido por Ricardo Bonacorci desde 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, teatro, exposição e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 39 anos e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

Bonas Histórias | blog de literatura, cultura e entretenimento | bonashistorias.com.br

Blog de literatura, cultura e entretenimento