• Ricardo Bonacorci

Exposições: Por Trás da Máscara, 50 Anos de Persona - O clássico de Ingmar Bergman


O filme "Persona" (1966) é um clássico do diretor Ingmar Bergman. O longa-metragem conta com as duas atrizes que se revezaram no acompanhamento de quase toda a trajetória cinematográfica do sueco: Bibi Andersson e Liv Ullmann. Apesar de ter realizado outras obras-primas, como "Sétimo Selo" (Det Sjunde Inseglet: 1956) e "Morangos Silvestres" (Smultronstallet: 1957), "Persona" é considerado pela crítica como o ápice da carreira de Bergman.

Para comemorar o cinquentenário desta célebre produção, o Itaú Cultural está com a exposição "Por Trás da Máscara: 50 Anos de Persona". Nela, é possível conhecer detalhes sobre o filme e sobre seus participantes (diretor e atores). A mostra ficará em cartaz de 15 de outubro a 6 de novembro. Ela está localizada no segundo andar do centro cultural.

"Por Trás da Máscara: 50 Anos de Persona" apresenta cadernos de trabalhos do diretor e trechos originais do roteiro, além de extenso material fotográfico e audiovisual sobre o longa-metragem. A mostra foi produzida pela fundação Bergmancenter, que cuida do legado artístico de Ingmar Bergman. Esta é a primeira vez que grande parte deste acerto sai da Suécia.

A exposição é realmente ótima. Ela apresenta detalhes sobre esta criação, detalhando o momento vivido pelo diretor (ele estava internado em um hospital quando montou o roteiro). Há a tentativa de explicar também várias passagens do filme (só uma tentativa, porque acredito que nem mesmo Ingmar Bergman sabia conscientemente o que estava produzindo). O documentário que aborda o prólogo (parte inicial do filme que tem 7 minutos com cenas desconexas e surrealistas) é bem interessante.

Evidentemente, quem conhece e já assistiu "Persona" irá aproveitar muito mais a visitação na mostra. Aqueles que descobriram o filme ali terão muito mais dificuldades para compreender as diferentes facetas deste longa-metragem que é classificado como um dos mais originais e difíceis do cinema europeu de todos os tempos.

O Itaú Cultural abre de terça a domingo. O horário de funcionamento durante a semana é das 9h às 20h e aos finais de semana e feriados é das 11h às 20h. A entrada é franca. Quem é cinéfilo e aprecia as obras Ingmar Bergman, este é um programa obrigatório.

Gostou deste post e do conteúdo do Bonas Histórias? Deixe sua opinião sobre as matérias do blog. Para acessar as demais análises desta coluna, clique em Exposições. E não se esqueça de curtir ​a página do blog no Facebook.

#IngmarBergman #BibiAndersson #LivUllmann #Cinema #Exposição #Mostra #Fotografia

A Editora Pomelo é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
BonaBelle Design & Organização é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Epifania Conteúdo Inteligente é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Keli Quitutes

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura e entretenimento desenvolvido por Ricardo Bonacorci desde 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, teatro, exposição e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 39 anos e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

Bonas Histórias | blog de literatura, cultura e entretenimento | bonashistorias.com.br

Blog de literatura, cultura e entretenimento