• Ricardo Bonacorci

Desafio Literário de novembro/2016: Italo Calvino


No Desafio Literário de novembro, teremos Italo Calvino, um dos principais escritores italianos do século XX. Nascido em Cuba, em 1923, ele se mudou ainda bebê para a Itália, país natal de seus pais. Formado em Letras, Calvino atuou como jornalista, crítico literário e escritor, se notabilizando como romancista, contista e novelista.

Sua obra mais conhecida é "Cidades Invisíveis", um dos clássicos da literatura mundial. Também fazem parte do apogeu do seu trabalho a trilogia "Nossos Antepassados" ("O Visconde Partido ao Meio", "O Barão Nas Árvores" e "O Cavalo Inexistente"), produzida na década de 1950 e que tornou seu autor conhecido mundialmente, "As Cosmicômicas" (Companhia das Letras), coletânea de contos publicada em 1965, e a novela "Se um viajante em uma noite de inverno", publicada no final dos anos de 1970.

Italo Calvino teve uma atuação política destacada. Assim como Pablo Neruda e tantos outros escritores do seu tempo, o italiano foi um assíduo militante de esquerda. Socialista, Calvino se manteve fiel às orientações do Partido Comunista até 1956, quando os soviéticos invadiram a Hungria. Diante dos crimes praticados por Stalin na Europa oriental, Italo produziu uma carta pública de renúncia aos ideais soviéticos, que se tornaria célebre. Apesar de se manter esquerdista até o final da vida, o escritor rompeu definitivamente com o modelo comunista da União Soviética.

Quando faleceu aos 61 anos, em 1985, Italo Calvino era o escritor italiano contemporâneo mais traduzido no mundo e considerado um candidato ao Prêmio Nobel de Literatura. É este o autor que irei analisar neste mês.

As cinco obras escolhidas do italiano são: "Cidades Invisíveis" (Companhia das Letras), "Se um Viajante numa Noite de Inverno" (Planeta DiAgostini), "O Visconde Partido ao Meio" (Companhia de Bolso), "Palomar" (Companhia das Letras) e "Por que Ler os Clássicos" (Companhia de Bolso). Ou seja, começarei pelas novelas mais famosas do autor: "Cidades Invisíveis" e "Se um viajante em uma noite de inverno". Na sequência, lerei a primeira parte da sua trilogia "Nossos Antepassados" ("O Visconde Partido ao Meio"). E por fim lerei um livro de contos ("Palomar") e um exemplar das suas crônicas literárias ("Por que Ler os Clássicos").

Acredito que com esta programação chegarei ao final de novembro com elementos suficientes para produzir uma boa análise crítica de Italo Calvino. Quem quiser me acompanhar por estas descobertas, será muito bem-vindo(a). O Desafio Literário de novembro começará efetivamente no dia 9, com o post sobre “Cidades Invisíveis” (Companhia das Letras), a primeira obra de Italo Calvino que iremos analisar no Blog Bonas Histórias. Não perca!

Gostou da seleção de autores e de obras do Desafio Literário? Que tal o Blog Bonas Histórias? Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário aqui. Para saber mais sobre as Análises Literárias do blog, clique em Desafio Literário. E não deixe de curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.

#ItaloCalvino

A Editora Pomelo é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
BonaBelle Design & Organização é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Epifania Conteúdo Inteligente é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Keli Quitutes

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura e entretenimento desenvolvido por Ricardo Bonacorci desde 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, teatro, exposição e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 39 anos e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

Bonas Histórias | blog de literatura, cultura e entretenimento | bonashistorias.com.br

Blog de literatura, cultura e entretenimento