top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 42 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Crônicas: Doze Indícios que Envelheci Antes da Hora - Item 2 - Não ter celular


Doze Indícios que Envelheci Antes da Hora

"Passe o seu WhatsApp!". Entro em pânico toda vez que ouço essa frase. O pior é que ela tem se tornado cada vez mais frequente em meu dia a dia. Não há semana que meus ouvidos não sejam contemplados com essa angustiante combinação de palavras. Nos piores dias, acabo escutando essa frase mais de uma vez. Afinal de contas, por que todo mundo quer o meu número? Por que todos querem falar comigo o tempo inteiro? E por que sou obrigado a ter este tal de WhatsApp?! Não entendo a reação de perplexidade das pessoas quando digo que não tenho. "Ok, então me passe o número do seu celular" é o que sempre ouço em seguida à minha negativa inicial.

Sinto que a sociedade me obriga a ter um famigerado celular. Meus pais, meu chefe, minha namorada, o gerente do banco, o vizinho, a operadora de televisão a cabo, o corretor de imóveis, a tia chata, a moça que se senta ao meu lado no ônibus, a rapaziada do barzinho de sexta-feira à noite, os entrevistadores do novo emprego que tentei e a turma do futebol clamam para que eu use esta geringonça. TODO MUNDO parece viver exclusivamente ao redor do pequeno aparelhinho. Juro que não entendo onde essa gente está com a cabeça!

Quando digo que não tenho (nunca tive) um celular, a cara de espanto das pessoas se intensifica. É hilário acompanhar suas reações. Elas são as mais variadas e curiosas possíveis. "Onde já se viu não ter telefone celular?!" é o sentimento padrão daqueles que ouvem minha confidência.

Gostaria de deixar bem claro neste texto: não ter telefone celular não é uma falta grave de personalidade. Os desconectados também podem ser pessoas legais, felizes, carinhosas, ativas e produtivas. Apesar de sermos uma espécie quase em extinção, temos também algum valor. Por favor, não nos julguem precipitadamente.

Item 2 da Lista de 12 Indícios que Envelheci Antes da Hora: Não ter celular.

Não ter celular

"Como vou achá-lo?!" é o questionamento que me fazem com mais frequência quando explico (sim, é necessário explicar os motivos sempre!) que não faço uso de aparelho celular. Engraçada essa mania das pessoas de querer localizar os outros a todo instante e em qualquer lugar. Nunca dei esta intimidade para a maioria.

"E se eu precisar falar com você em um sábado às duas horas da manhã?" me perguntou certa vez um cliente. Juro que olhei para ele e respondi com o máximo de educação possível para tal ocasião: "E quem disse que dou essa liberdade para você me telefonar de madrugada em um final de semana?! Você é meu cliente, mas eu não sou seu escravo para estar 24 horas disponível ao seu bel prazer". Ele riu sem graça e concordou comigo. Pelo menos disse concordar.

Uma moça com quem comecei a sair fez a mesma pergunta do cliente folgado. Para ela, obviamente, respondi de outra maneira: "Amorzinho, se tudo der certo entre a gente, você não precisará de um celular para me chamar à noite. Bastará você virar para o outro lado da cama e me chamar. Estarei dormindo agarradinho a você". Ela sorriu, concordando com o meu ponto de vista (e minhas intenções). Contudo, depois de algumas semanas nosso relacionamento esfriou. Ninguém me tira da cabeça que a culpa foi da falta do aparelhinho para me rastrear sempre que ela, assim, desejasse. Um namorado ou uma namorada sem celular é um perigo em potencial para companheiros ciumentos...

Para quem não acredita que seja possível viver sem telefone celular hoje em dia, eu garanto: Não há nada melhor para a qualidade de vida do sujeito! Em minha opinião, celular não é coisa de Deus. E o WhatsApp é, definitivamente, uma invenção do Capeta! A pergunta correta não é "Como alguém consegue viver SEM estes aparelhos e aplicativos atualmente?" e sim "Como alguém consegue viver BEM tendo estes malditos aparelhos e aplicativos tocando o tempo inteiro?".

O dia em que eu ficar convencido de que ter um telefone celular é mais vantajoso do que não tê-lo, prometo adquirir e usar um. Enquanto esse dia não chega, por favor, não me olhem torto. Como disse, não sou uma má pessoa por não ter WhatsApp nem usar celular. Juro!

Gostou deste post e do conteúdo do Bonas Histórias? Compartilhe sua opinião conosco. Para acessar outras narrativas do blog, clique em Contos & Crônicas. E não se esqueça de curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.


A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page