top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 42 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Televisão: Senhor Brasil - O melhor programa da TV aberta


Senhor Brasil

Há alguns anos, o melhor programa da televisão aberta, em minha opinião, é "Sr. Brasil". Produzido pela TV Cultura, apresentado por Rolando Boldrin e filmado no Sesc Pompéia, o programa é exibido tanto pela TV Cultura quanto pela TV Brasil e pelo Sesc TV. Por ser transmitido por emissoras de pouca audiência, ele acaba sendo desconhecido ou pouco visto pela maioria das pessoas. É uma pena porque seu conteúdo é excelente.

"Sr. Brasil" tem como proposta divulgar a cultura brasileira. A diversidade cultural do país é retratada pelos diferentes artistas que vão ao programa apresentar suas obras e conversar com o apresentador. O critério para alguém ser entrevistado não é o quão midiático é o artista e sim seu conteúdo. Dessa maneira, muitas pessoas desconhecidas do grande público ou um tanto esquecidas pela mídia massiva deleitam a plateia com seu talento.

Além dos convidados e dos entrevistados, "Sr. Brasil" só é o que é por causa do seu apresentador. Em toda edição, Rolando Boldrin, com seu jeito simples de matuto do interior, encanta a todos com seu talento. Além de ter ótimo domínio do palco, ele possui um carisma contagiante. É impossível saber se Boldrin se sai melhor quando conta seus "causos", quando canta ou quando conversa descontraidamente com os entrevistados.

Em uma televisão onde Faustão, Eliana, Jô Soares, Marília Gabriela e Serginho Groisman são referências na apresentação de programas de auditório e de entrevista, é um oásis ter Rolando Boldrin como comandante de uma atração semanal. Tudo ali parece muito bem planejado e executado. Ninguém quer aparecer mais do que o outro. O objetivo de "Sr. Brasil" é mostrar a riqueza e a pluralidade da cultura nacional. Ali vale mostrar a prosa, a poesia, a música, as piadas, as histórias e o estilo de vida dos diferentes cantos do Brasil. Em nome disso, as entrevistas e os quadros são produzidos com uma brasilidade sincera e genuína, sem exageros ou artificialidades.

Outro capítulo à parte do programa é sua produção. Apesar de utilizar a simplicidade de um palco de teatro, o cenário e os detalhes são dignos de elogio. A sensação para quem está na plateia ou para quem está em casa acompanhando Boldrin e seus convidados é que todos foram transportados para uma fazenda antiga do interior do país. Neste lugar mágico e mítico, tudo pode acontecer.

"Sr. Brasil" completou 10 anos em 2016. Espero que este programa tenha vida longa e que possa ser apreciado por mais pessoas. Para apresentar suas qualidades para quem não o conhece, selecionei algumas passagens de edições dos últimos anos. Deleite-se porque vale a pena. E depois me fale se Rolando Boldrin é ou não é um dos principais artistas brasileiros da atualidade.

Que tal o conteúdo do Bonas Histórias? Compartilhe sua opinião conosco. Para conhecer os demais posts dessa coluna, clique em TV, Rádio e Internet. E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook.

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page