top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 42 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Desafio Literário: Terceira Edição - Calendário de 2017


Desafio Literário de 2017 Blog Bonas Histórias

O calendário da terceira edição do Desafio Literário do Blog Bonas Histórias já está definido. Seguindo a tradição, o Desafio acontecerá de maio a novembro. Neste período, o blog analisará mensalmente cinco obras de um escritor pré-determinado. Ao final de cada mês, uma resenha crítica completa sobre este autor e seu estilo será produzida e apresentada aos nossos leitores. Assim, ao final do evento, teremos conhecido profundamente sete importantes escritores da literatura mundial e seus principais livros.

Os sete autores contemplados no Desafio Literário de 2017 são: Machado de Assis (Maio), Régine Deforges (Junho), Haruki Murakami (Julho), Nora Roberts (Agosto), Markus Zusak (Setembro), Lya Luft (Outubro) e Ondjaki (Novembro). A lista de todos os livros que serão lidos e analisados de cada escritor está descriminada a seguir:

Maio - Machado de Assis - BRASIL

Machado de Assis

"Crisálidas" (1864)

"Dom Casmurro" (1899)

Junho - Régine Deforges - FRANÇA

Régine Deforges

Julho - Haruki Murakami - JAPÃO

Haruki Murakami

"Pinball, 1973" (1980)

Agosto - Nora Roberts - ESTADOS UNIDOS

Nora Roberts

"Nudez Mortal" (1995)

Setembro - Markus Zusak - AUSTRÁLIA

Markus Zusak

O Azarão” (1999)

Bom de Briga” (2000)

Eu Sou o Mensageiro” (2002)

Outubro - Lya Luft - BRASIL

Lya Luft

"As Parceiras" (1980)

"O Rio do Meio" (1996)

Novembro - Ondjaki - ANGOLA

Ondjaki

O que chama mais a atenção neste grupo é a diversidade de características dos nomes escolhidos. Basicamente, temos autores de todos os continentes. São dois da América do Sul (Brasil), um da América do Norte (Estados Unidos), um da Europa (França), um da África (Angola), um da Ásia (Japão) e um da Oceania (Austrália). Nunca o Desafio Literário conseguiu ser tão versátil.

Além disso, a composição entre homens e mulheres está mais equilibrada neste ano. São quatro autores do sexo masculino contra três do sexo feminino. Ou seja, pela primeira vez temos um equilíbrio de gêneros no Desafio.

Dos sete autores, dois são falecidos (Machado de Assis e Régine Deforges). No grupo dos escritores contemporâneos, temos desde o jovem Ondjaki, de 39 anos, até a experiente Lya Luft, de 78 anos.

A lista de livros inclui romances adultos, juvenis e infantis, novelas, contos, crônicas e poesias. É um portfólio bem eclético que irá agradar aos verdadeiros amantes da boa literatura.

O Desafio Literário de 2017 promete! Convido os leitores para lerem também estas obras. Assim, o debate sobre os livros e sobre cada autor analisado ficará mais interessante. Boa leitura para todos nós.

Gostou da seleção de autores e de obras do Desafio Literário? Que tal o Blog Bonas Histórias? Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário aqui. Para saber mais sobre as Análises Literárias do blog, clique em Desafio Literário. E não deixe de curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.


A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page